Conecte-se conosco

Região

Polícia desmobiliza cerco aos bandidos que assaltaram residência de empresário em Morro Reuter

28/06/2023 - 15h59min

Atualizada em 28/06/2023 - 18h25min

Cerco mobilizou equipes desde a noite de domingo (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Após praticamente 50 horas de buscas da Brigada Militar (BM) pelos criminosos que assaltaram uma família na noite de domingo (25), no Mato Comprido, o cerco se encerrou no final da tarde de terça-feira (27), pouco após às 18h.

Através de uma decisão do comando, encerramos, tendo em vista não termos muitas informações sobre os delinquentes estarem no mato, ou se já tinham sido resgatados”, explicou o capitão Fábio Lima da Silveira, que acompanhou o trabalho das equipes de perto durante todos os dias.

Mobilização com dezenas de policiais

Dezenas de guarnições da região montaram o cerco entre São José do Herval, Fazenda Padre Eterno e Frankenthal logo após o ocorrido. Teve apoio de helicóptero e também de cães nas horas seguintes.

Fábio destacou que todas as denúncias de moradores foram verificadas, além de buscarem imagens em câmeras de monitoramento e vasculharem residências abandonadas. Policiais também atuaram nas ruas abordando e revistando todos os veículos.

A polícia achou alguns rastros. Inclusive localizaram uma balaclava no matagal, possivelmente usado pelos bandidos.

Balaclava localizada no matagal (FOTO: BM)

Apesar de o cerco ter sido desmobilizado, a BM segue monitorando as localidades próximas, assim como a região. Qualquer atividade suspeita deve ser comunicada pelo 190, telefones 3564-1193/6872 e whats 051 98501-6695

Chamado em Herval mobilizou novas buscas: podem ter sido caçadores

Na noite de terça-feira, por volta das 22h, moradores da localidade de Padre Eterno Ilges, em Santa Maria do Herval – que fica na divisa com Fazenda Padre Eterno/Frankenthal –, relataram ter escutado disparos e visto luzes de lanternas no mato.

O efetivo da Brigada Militar se deslocou, foram feitas buscas, mas ninguém foi localizado. Conforme o capitão Fábio não se descarta a possibilidade de terem sido caçadores. “Só que o problema é que não foi encontrado ninguém. Não temos certeza, mas não acredito que sejam eles, não iriam dar disparos no meio do mato. Acreditamos mesmo que seriam caçadores”, analisou.

Vítima atingida por disparos prestou depoimento hoje

A vítima que foi feita refém e atingida por dois disparos – um empresário de 45 anos – foi ouvida pela Polícia Civil de Dois Irmãos na manhã desta quarta-feira (28), ainda no hospital, onde permanece internada e se recuperando.

 Se passaram por policiais

Ele havia acabado de chegar em casa, de carro. Após ser rendido foi levado para dentro onde estava a esposa, grávida.

De acordo com o delegado Felipe Borba, que coordena as investigações, o morador relatou que os bandidos, inicialmente, se anunciaram como policiais, ‘prendendo-o’ com lacre de plástico e colocando suas mãos para trás.

Todos estavam com toucas ninjas e armas. Questionavam sobre cofre, mas não havia, tendo subtraído 500 dólares e itens pessoais, como bolsas e óculos.

Os criminosos ficaram dentro da casa por aproximadamente 17 minutos.

“sujou, sujou”

Em determinado momento, no interior da residência, um dos comparsas falou “sujou, sujou”, motivando eles a saírem do local levando a vítima”, disse Borba, o que reforça o depoimento da mulher que já havia relato que estavam com um rádio na frequência da BM e escutaram o momento em que estes começaram a se deslocar.

O morador foi colocado no próprio carro – um Jaguar –, no banco de trás. A esposa – que não foi ferida – não foi levada.

Ao saírem da propriedade se depararam com duas viaturas da Brigada Militar e deu-se início à perseguição.

Mais adiante os policiais militares perceberam que havia um Corolla prata, também empreendendo fuga.

Pelo relato do empresário, após verem que estava baleado, os três assaltantes decidiram largá-lo na estrada, mais adiante [perto de um atelier].

A esposa prestou depoimento na terça-feira, confirmando os detalhes que a PC já tinha até então.

Corolla era roubado

Após largar a vítima na rua, os dois carros seguiram empreendendo fuga. O Corolla se acidentou num barranco no ‘mirante’ de São José do Herval. Nele, de acordo com a BM, haviam dois bandidos. Fugiram para o mato após confronto com os policiais.

O Jaguar seguiu adiante, e bateu num poste no entroncamento entre Frankenthal e Fazenda Padre Eterno. Neste, havia outros quatro ladrões, conforme imagens das proximidades.

Conforme o delegado Borba, o Corolla utilizado, que estava com placas de Putinga, em princípio era um clone, “pois o chassi indica se tratar de um carro roubado em Porto Alegre, em novembro de 2022”.

Denuncie

A Polícia Civil segue trabalhando para elucidar as circunstâncias do crime e identificar os criminosos. Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone 51 3564-1190 ou whats 51 98543-7318, garantindo-se o sigilo da informação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.