Conecte-se conosco

Geral

Sábado e domingo para saborear café colonial em Morro Reuter

08/07/2023 - 08h00min

Atualizada em 08/07/2023 - 08h19min

Uma festa para reviver a cultura e marcar o encontro de gerações (fotos Daniela Moraes/ Prefeitura de Morro Reuter)

Muito mais que um café, evento tem de carros antigos a desfile temático e Arte na Praça

Mauri Marcelo Toni Dandel

Morro Reuter – O nome é Café da Colônia, que está chegando a 5ª edição, mas é muito mais do que uma festa do café colonial. Além do café em si, tem desfile temático, passeio de carroção de trator, show de bandas alemãs, Arte na Praça com muito artesanato, preparo de waffle em forno a lenha, feira colonial, show com a Herta, brincadeiras da infância de antigamente e Jogos Rurais, além do Encontro de Carros Antigos, com mais de 100 antiguidades e relíquias do ramo. E tem muito mais, porém, o espaço é pequeno para falar tudo, então, quem vier, verá…

PRAÇA E SALÃO PAROQUIAL

O 5º Café da Colônia ocorre neste sábado e domingo, 8 e 9 de julho, promovido pela prefeitura em parceria com Comunidade Católica Imaculada Conceição, Sindicato Rural, Emater e Sicredi.
O café colonial será vendido em forma de Kit na Comunidade Católica e o restante do evento será na Praça Sabá Meyrer e ruas centrais.

UM BREVE RESUMO DO EVENTO

Confira a programação ao lado (na íntegra), mas, abaixo, um resuminho (e o que não constar aqui, está no site do Diário):
– Abertura oficial no sábado, às 9h30
– Desfile temático no domingo, às 14h
– Show de bandas Choppão e 0800.
– Arte na Praça com muito artesanato e cultura
– Herta, Mauro Harf, Missa Festiva, Mostra de Orquídeas
– O passeio de trator é uma experiência que te espera no sábado e no domingo, ao valor de R$ 10 por pessoa, com percurso será pelas ruas centrais.
– Feira do Produtor, com produtos coloniais nos dois dias (sábado de manhã, é no pavilhão da Emater).
– O café será servido no Salão paroquial, compre seu kit por Pix, se quiser antecipamente.

O CONVITE DA PREFEITA
“O café da colônia resgata o que foi o início do café colonial como hoje é conhecido e que nasceu em Morro Reuter. O evento é uma forma de valorizarmos nossas origens e nossa produção local oferecendo uma linda comemoração para toda a família. São dezenas de voluntários envolvidos a quem somos muito gratos. Convidamos a todos para estarem conosco nesses dois dias”, prefeita Carla Chamorro, que em sua primeira gestão, lançou a 1ª edição do evento.

KIT CAFÉ
O kit café colonial que contém pão, cuca, bolacha de canela, bolo de manteiga, torta, rosca, rissole, enroladinho, ovo de codorna, pepino, linguiça, mel, schmier e nata. Para acompanhar, serão servidos na mesa leite, café e chá à vontade. O café é servido das 10h às 18h no Salão Paroquial Imaculada Conceição. O cartão tem o valor de R$ 37. Pode até ser pago via Pix para a Paróquia.

MANTENDO A TRADIÇÃO

Além de tudo o que já foi citado de atrações e atividades no evento, o Café da Colônia ainda faz menção a dois episódios culturais e históricos. Um deles é o Café com Mistura, que era vendido aos visitantes que passavam pela recém construída rodovia. Além disso, o desfile temático, além de cultuar a tradição, é uma pequena amostra dos antigos Desfiles de Colono realizados no município-mãe, São Lepoldo e, depois, Dois Irmãos.

TRADIÇÃO
Por falar em tradição, nesta semana o Diário publicou uma matéria -com foto de capa feita pela jornalista Daniela Moraes – da donaIvete Colling, que vai preparar no 5º Café da Colônia uma receita de Waffle que aprendeu com a mãe. O diferencial está no preparo, que será feito na forma de ferro fundido que vai diretamente na chama do fogão à lenha. E a massa é receita única da família (em que os ingredientes secretos são a tradição e as lembranças da infância). “As famílias eram grandes e esta era uma forma de alimentar a todos já no café da manhã. Lembra muito a minha infância”, conta Ivete.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.