Geral
Feevale apresenta resultados de pesquisa parciais com idosos do projeto de Hidroginástica de Dois Irmãos
Projeto foi apresentado na última semana e trouxe resultados positivos sobre os benefícios de se praticar atividade física na terceira idade
Dois Irmãos
A certeza de que a atividade física é determinante para a qualidade de vida foi comprovada por uma pesquisa desenvolvida pelos universitários do Mestrado em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.
O estudo acompanha, desde 2018, pessoas idosas que participam do projeto de Hidroginástica para terceira idade, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Departamento de Desporto.
Os resultados foram apresentados, na última terça-feira (04), pela líder do projeto, doutora em Psicologia, Geraldine Alves dos Santos, para o prefeito Jerri Meneghetti, o vice-prefeito, Juarez Stein, e o professor de educação física do Departamento de Desporto, Astério Mombach. Também estiveram presentes os pesquisadores Anna Regina Grings Barcellos (doutoranda de educação física), Julia Grins Barcellos (graduanda de Psicologia) e Wilson Vieira (aperfeiçoamento científico em Psicologia).
RESULTADOS
Entre os principais resultados estão a constatação de que o projeto diminui as chances de depressão ao promover uma maior interação social dos participantes e que os frequentadores possuem maior mobilidade, proporcionando um baixo risco de queda. Outra conclusão da pesquisa confirma que a hidroginástica é a melhor opção de atividade física na terceira idade, garantindo atividades físicas sem impacto nas articulações.
Um dos destaques da pesquisa, que seguirá sendo realizada pelos pesquisados da Feevale, diz respeito à qualidade de vida. Segundo a líder do estudo, a média da qualidade de vida apontada ficou acima do esperado e da média geral.
O prefeito Jerri Meneghetti celebra os resultados da pesquisa e reitera a confiança no projeto. “Tínhamos convicção de que o projeto de Hidroginástica era bom para os munícipes, mas agora temos embasamento científico para comprovar esse trabalho”, ressalta Jerri.
O professor Astério destaca que o principal objetivo do projeto é a prevenção dos problemas do envelhecimento sedentário. “Percebemos diariamente a satisfação dos participantes e ao longo do tempo a evolução da condição de boa saúde das nossas pessoas idosas”, revela Astério.
“Ele também complementa que quanto mais eles praticarem exercício físico, como a hidroginástica, a chance de terem uma doença grave diminui muito, além de ser benéfico para a saúde”.
O projeto de Hidroginástica para terceira idade, que iniciou em 2008, acontece entre abril e dezembro. Atualmente, atende cerca de 270 pessoas idosas do município.