Geral
Jovens do campo têm curso de liderança em Ivoti
Por: Cândido Nascimento
Região– Iniciou na quarta-feira e se estende até amanhã o 3° módulo do Curso de Formação proporcionado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), voltado para a formação de jovens e que tem por finalidade a busca de uma maior organização pelos jovens que vivem no meio rural, a fim de conquistarem mais espaço no seu Município. Cerca de 50 jovens estão participando. A atividade está acontecendo no Hotel Spazio, na Nova Vila, em Ivoti.
PROTAGONISMO DO JOVEM
Os participantes integram a RegionaL da Fetag do Vale do Caí, e tem representantes de São José do Hortêncio, Nova Petrópolis, Montenegro, Caraá, Taquara, Canela, São Marcos, Santo Antônio da Patrulha, Três Cachoeiras e da região de Camaquã. Evento teve a participação do educador popular Alexandre Merrem, através da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que trabalha o protagonismo no contexto da juventude rural.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Segundo explica a secretária geral da Fetag, Jaciara Müller, que é a coordenadora estadual dos jovens que estão vinculados às pequenas propriedades rurais, esta é uma oportunidade de oferecer conhecimento e protagonismo para a juventude. “Seja através da troca de experiências, que vai ser uma forma de motivação para buscarmos novas alternativas para o meio rural”, destaca Jaciara.
DESPERTAR LIDERANÇAS
“A gente entende que esta é uma forma de despertar várias e novas lideranças nos Municípios, seja através da participação nos sindicatos rurais, nas cooperativas e, principalmente, nas propriedades rurais. Esses jovens vãos e tornar mais ativos e questionadores dentro do ambiente em que vivem, inclusive, no diálogo com os pais, pois são eles que vão dar continuidade à propriedade rural, e é aí que entra a questão da sucessão familiar rural”, explica Brenda Kehl, assessora da Regional do Caí da Fetag.
FORMAÇÃO
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena, Gabriel Bervian, destaca a importância da formação de jovens lideranças, para atuar nos sindicatos rurais. “O curso ajuda a oferecer esse conhecimento a mais na área sindical quanto à sua estrutura”, enfatizou Bervian.
CONHECER OUTRAS REALIDADES
De acordo com Davi Führ, da Sede, de São José do Hortêncio, cuja família trabalha na produção de ovos férteis para perus matrizes, o fundamental é conhecer outras realidades do meio rural. “É importante ver o que temos em comum, e a gente precisa cada vez mais de novas lideranças, e que estas sejam mais fortes”, destacou.
Jaciara Müller Brenda Kehl Davi Führ