Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Animais vítimas de maus tratos e crueldade humana exibida

03/07/2018 - 11h00min

O final de semana foi marcado por um caso que causou comoção e, também, raiva. Um cachorro foi encontrado com o pescoço cortado em uma rua do Rincão dos Ilhéus. O animal passou o dia deitado com o ferimento exposto e uma pata quebrada. Uma moradora mobilizou jornal e várias pessoas até que foi possível levá-lo para uma clínica em Ivoti. O responsável? De acordo com a moradora, vai responder pelo crime de maus tratos aos animais. Mas o que nós questionamos é: por qual motivo fazer algo assim? O que um animal pode fazer para “merecer” esse tipo de atitude de um ser humano, que deveria ser racional. Cortar o pescoço de um cachorro e deixá-lo para morrer ultrapassa limites de crueldade.

A PENA

Para quem não sabe, vale a pena lembrar que maus tratos aos animais é crime passível de lei. Uma pessoa condenada por qualquer tipo de atitude para ferir, mutilar ou matar um bicho pode gerar três meses a um ano de prisão, multa e outras sanções. Denúncias podem ser feitas diretamente com a Brigada Militar de cada cidade. O indiciado poderá responder seriamente por um crime que não tem motivo algum para acontecer.

FUTEBOL

O Estância perdeu as duas partidas que jogou no final de semana pelo Estadual, nas categorias Sub-15 e Juvenil. Apesar disso, a situação não muda muito, o time continua como líder do Grupo C do Juvenil. Porém, na Sub-15, a situação está um pouco mais complicada, a equipe está apenas dois pontos longe da zona de classificação, mas ainda, sim, precisa tomar cuidado com os próximos jogos que terá que disputar.

CONSULTA POPULAR

Três municípios da região não conseguiram a votação pedida para conseguir participar do Orçamento Participativo de 2019. Isso significa, para a cidade, um bom valor em verba que deixa de entrar nos cofres da cidade, por conta da falta de vontade da comunidade de votar nas demandas prioritárias. Somos tão acostumados a reclamar muito sobre a falta de vontade de nossos governantes de fazer o melhor, mas quando temos a oportunidade de fazermos acontecer, nos abstemos. Não é dessa forma que melhoramos a vida. Somos, também, responsáveis pelo lugar onde vivemos e temos que fazer valer nossa voz e nossas opiniões. Não estamos isentos, precisamos estar do lado da nossa cidade se quisermos vê-la crescer. Parabéns a Estância Velha pelo desempenho e por ter as demandas prioritárias selecionadas.

DESENVOLVIMENTO

A região teve duas cidades entre as 18 melhores do índice da Firjan. Parabéns a Ivoti e Picada Café, mas parabéns às demais cidades da região. Todas estiveram em boas colocações e mostraram o quanto um bom trabalho e a atenção aos detalhes fazem a diferença para construir um bom lugar para se viver. Como mencionei no texto acima, a população precisa fazer a sua parte, sim, mas não tiramos a responsabilidade dos governantes daquilo que precisa ser feito. Educação, saúde, emprego, renda, é isso que a Firjan avalia para dar as notas e são os pilares principais de uma sociedade, se temos uma boa nota e estamos desenvolvendo bem, precisamos ficar felizes por vivermos em cidades que se preocupam com isso. Estamos bem e, apesar de saber que ainda tem muito o que fazer, estamos em um bom caminho.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.