Conecte-se conosco

Região

Um jardim para amar, cuidar e homenagear: vizinhos vão manter espaço adotado por falecido morador em Ivoti

15/08/2023 - 08h03min

Atualizada em 15/08/2023 - 10h05min

Moradores pretendem seguir cuidando de jardim em memória ao Seu Carlos, que adotou o espaço em 2018

Ivoti – Em 2020, contamos a história de um casal que tomou uma atitude nobre: adotou um espaço que estava atirado e o transformou em um belo jardim para que toda a comunidade da Cidade Nova pudesse aproveitar. Passados três anos, o jardim segue lá, bem cuidado, florido e convidativo para um momento de lazer e descanso. Mas um elemento já não está mais lá.

O morador Carlos José Gomes Carvalho, que teve a iniciativa de adotar o espaço junto com a esposa Verena, faleceu no primeiro final de semana de agosto em decorrência da luta contra um câncer. Já faziam algumas semanas que ele não aparecia com tanta frequência, em função do árduo tratamento.

Mesmo com a passagem de Carlos, o espírito de cuidado para com o belo espaço criado e mantido por ele seguirá vivo, limpo e cheio de flores, como uma forma de homenagem dos vizinhos e da comunidade do bairro ao falecido morador.

Ao menos é o que garante a vizinha Helena Mattes. “Meu marido, José, já vinha cortando a grama há bastante tempo porque o Seu Carlos não conseguia mais. Prometemos a ele ajudar a cuidar do jardim”, conta Helena, que é moradora da Rua Alosío Flinkler.

Em 2020, Diário contou a história do casal da Cidade Nova, Carlos e Verena, que adotou o espaço em frente ao Posto de Saúde

Jardim que encanta a todos

A moradora Márcia Kipper, que reside na Rua Paraíba mas vive no bairro desde os 11 anos, lembra que o local era atirado. “Não tinha nem grama. Atualmente está muito lindo. O pessoal aproveita muito o jardim, principalmente para vir tomar um chimarrão”, relata.

Márcia relembra que era comum passar pelo local e ver quase sempre o morador cuidando da praça, seja decorando-a, plantando flores ou mesmo arrumando os banquinhos de pallets que ele instalou. “É preciso fazer isto (manter o espaço) em respeito à ele. Manter isto vivo em memória do Seu Carlos, que era uma pessoa muito querida”, completa.

Parte do jardim o acompanhará para sempre

Márcia conta ainda que uma parte do jardim marcou a despedida de Carlos, no início do mês. Um ramo de uma das suas flores preferidas no jardim, da espécie Lírio-tocha, foi podado e jogado junto ao caixão por um grupo de vizinhos no sepultamento do morador, que ocorreu na sua terra natal, Santo Antônio da Patrulha.

Márcia com uma das flores preferidas do Seu Carlos

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.