Conecte-se conosco

Geral

Conselho Estadual de Cultura premia a Feira do Livro de Morro Reuter

04/07/2018 - 11h10min

Atualizada em 04/07/2018 - 11h34min

Morro Reuter – A Feira do Livro de Morro Reuter recebeu importante distinção, na noite de ontem (3/7), no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A prefeita Carla Chamorro recebeu o ‘Troféu Conselho Estadual de Cultura’, pela Feira do Livro 2017, sendo o Destaque Literatura de 2017. A premiação, entregue no ano do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura (CEC) foi dada a pessoas e organizações que desempenharam relevante papel na cultura no RS, e contou com a presença de personalidades culturais de todo o Estado

Na premiação, o conselho destacou o histórico da feira, que começou em 1993,  e citou o Vale Livro, criado em Morro Reuter.  ‘A política do Vale Livro, criada pela então Secretária de Educação (Carla Chamorro), nos anos dourados da feira, e copiado por tantos outros municípios, é sinônimo de política pública enriquecedora, de toda a população’, enfatizou o mestre de cerimônias, durante a solenidade.
Ao receber a premiação, das mãos da conselheira Erica Hansen Madalena, a prefeita Carla Chamorro enfatizou que a Feira do Livro tem um importante papel para Morro Reuter. ‘São 26 anos de município, e esse ano a feira completará 25 anos. Uma feira feita a várias mãos, promovendo uma identidade própria. A cada ano nossa Feira do Livro  se torna uma grande festa literária, e no ano passado nós conseguimos torná-la mais especial ainda, porque transformamos o espaço da Praça, onde a feira acontece, em um espaço mágico, em que as pessoas, por quatro dias, respiraram literatura. E parte desse encantamento, em especial no ano passado, nós devemos à Luciana Bitello, do Engenho da Arte, que de uma forma muito profissional e competente, inscreveu o projeto da nossa feira. Agradeço a ela e a toda equipe, representada aqui pelo vice-prefeito Airton Bohn, pela secretária de Educação e Cultura, Juliana Zimmer e pelas professoras e diretoras de nossas escolas, que fazem acontecer a nossa Feira do Livro como o maior evento cultural do município de Morro Reuter. Obrigada. Esse troféu é nosso!’, agradeceu a prefeita, durante a premiação.
Além de Morro Reuter, também foram contemplados com o Troféu Conselho Estadual de Cultura, Briane Bicca (Patrimônio), Evandro Matté e Rogério Beidacki – Ospa (Gestão), filme Cromossomo 21 (Audiovisual), Maçambique de Osório (Tradição e Folclore), maestrina Gilca Nocchi Collares (Música), Orquestra Villa-Lobos (Humanidades), Sandra Dani (Artes Cênicas), Tarcísio Michelon (Artes Visuais) e Teatro de Arena (Institucional).

EDIÇÃO PREMIADA: A edição 24 da Feira do Livro, premiada ontem, foi realizada de 9 a 12 de novembro de 2017, retornando à Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer e retomando, após vários anos, o pioneiro Vale Livro. Além da venda de livros, a programação contou com shows diversificados, de teatro, música e dança, a presença do Teatro Portátil, de São Paulo, sessões de autógrafo e bate-papos com escritores, além de trabalho prévio feito nas escolas, sobre as obras de todos os escritores que estiveram na feira.

Leia mais:
Ruas de Nova Petrópolis seguem interditadas para montagem da estrutura de grande evento
Bate e volta: prefeito de Ivoti busca recurso para Oncologia em Brasília
Programa de incentivo à instalação de internet de fibra óptica

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.