Conecte-se conosco

Região

Ivoti recebe certificado SISBI – POA que permite a venda de produtos de origem animal em todo o Brasil

05/09/2023 - 08h00min

Ivoti – O município entrará para o mercado nacional de agroindústrias com o reconhecimento de equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa). O certificado foi recebido pela Prefeitura de Ivoti na última quinta-feira (31), durante a Expointer. Com o selo, produtos de origem animal produzidos no município poderão ser comercializados em todo o País.

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. No Rio Grande do Sul, apenas 21 municípios possuem o selo.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Denise Rodrigues, o baixo número de cidades certificadas torna ainda mais importante a conquista para Ivoti. “Já tínhamos conquistado a equivalência estadual, mas agora, com essa conquista, também colocamos Ivoti no cenário nacional. Isso possibilita a captação de mais empresas do ramo de alimentos de origem animal, bem como a expansão das empresas já existentes”, afirma.

Para conquistar o selo, o produtor precisa estar registrado no Serviço Municipal de Controle de Produtos de Origem Animal (COPAS-POA). A Queijaria Nova Alemanha e a fábrica de conserva de ovos de codorna Camila Conservas serão as duas primeiras agroindústrias da cidade a serem indicadas ao selo e receberão a habilitação no serviço. Após o credenciamento, as empresas estarão aptas para a comercialização dos produtos em outros estados.

De acordo com o Prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann, a conquista proporciona novas oportunidades no município. “É uma grande conquista para Ivoti. Trabalhamos muito para que isso se tornasse possível. Além de beneficiar as empresas que já trabalham no município, o selo possibilita a vinda de novas agroindústrias, gerando mais empregos e fortalecendo a economia da cidade”, avalia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.