Região
Daer diz que melhorias devem ser feitas em breve na VRS-873, em Morro Reuter
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter – Uma motorista, conduzindo um Fiat Uno branco da Paróquia Evangélica São Miguel, de Dois Irmãos, sofreu um acidente na noite de segunda-feira (4), por volta das 22h, na VRS-873 – no trecho do Mato Comprido.
A saída de pista aconteceu sentido BR-116, numa curva, resultando em colisão contra um poste de concreto. No momento havia neblina e pouca visibilidade. De acordo com a Secretaria Paroquial da IECLB, a condutora não ficou ferida.
Situação preocupante até para quem conhece o trecho
O trecho em questão é extremamente perigoso – inclusive já foram feitas diversas reportagens sobre. Quando há neblina (o que é frequente) a visibilidade é nula. Mesmo assim não há iluminação e sinalização adequada.
Já foram registrados diversos acidentes, inclusive um fatal neste mesmo ponto [no dia 20 de setembro do ano passado, Lucas Rossa dos Santos, 33 anos, morreu no local ao colidir com sua moto contra um carro – naquela noite também havia muita neblina].
O risco da via tende a aumentar com a conclusão do asfalto que liga Santa Maria do Herval a Gramado. Portanto, moradores do entorno e motoristas pedem por uma resposta das autoridades.
O que dizem as pessoas que passam no local?
“Está péssima a sinalização desta VRS. Para quem passa diariamente é um trajeto muito perigoso, ainda mais quando está escuro, com neblina e chovendo!Esta estrada precisa urgente ser melhor sinalizada, a pintura e a troca dos olho de gato, pois os que tem, não sinalizam mais nada” – Raquel Cristiane Reis Mallmann.
“Muito mal sinalizada. Em vez de ficar fazendo quebra-molas e outras coisas deveriam investir numa sinalização. Quero ver como vai ficar depois do asfalto pronto até Gramado” – Marlete Gorgen Weiler.
“Gastar dinheiro com esses quebra-molas eles têm, para investir na sinalização não tem. Vergonhoso isso” – Maicon Gewher de Souza
O que diz o Daer?
A reportagem contactou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – questionando se há alguma previsão para investimentos de melhorias na via, com sinalização e iluminação.
Veja a nota:
“Já está na programação da 1ª Superintendência Regional de Esteio a realização de melhorias na segurança viária da rodovia, que serão providenciadas assim que encerrar o procedimento licitatório referente à contratação de uma empresa de sinalização. Neste momento, a licitação está em andamento na Central de Licitações do Estado.”