Geral
Espetáculo na noite de hoje marca o início do Kerb im Tannenwald
Apresentação da peça “Tannenwald: a saga dos pioneiros” será apresentada às 19h no pavilhão da comunidade
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – A comunidade de Pinhal Alto dará início neste sábado, 9 de setembro, ao Kerb im Tannenwald, que chega a sua 18ª edição. O marco inicial das festividades é a apresentação do espetáculo “Tannenwald: a saga dos pioneiros”, uma peça teatral que conta a história dos primeiros 16 casais de descendência alemã que chegaram à localidade do Pinhal Alto, em Nova Petrópolis, em meados de 1860. A apresentação acontece às 19h, no pavilhão da Comunidade Católica Imaculado Coração de Maria.
O espetáculo vai apresentar histórias do período de 1904, quando se estima ter ocorrido o primeiro Kerb na comunidade, e 1930, quando foi inaugurada a igreja em homenagem à padroeira Imaculado Coração de Maria. Para isso, atores e atrizes amadores, integrantes dos grupos do Pinhal Alto, com o uso do canto, da música, da dança e do teatro, vão se transformar nos personagens para mostrar como a localidade prosperou.
Um dos responsáveis pela peça teatral, Paulo Staudt, explica que entre os destaques está a cena em que a igreja é construída, pois irá lembrar das 16 mulheres imigrantes que não foram inicialmente citadas pela história, mas que estão retratadas no livro da escritora pinhalense Helena Ines Seger Weber, chamado “Nossas mães e os sinos de Bochum”.
Outro ponto que merece destaque, ainda na cena da construção da igreja, será a participação das soberanas da festa, a rainha Daniela Schwaab e as princesas Ketlin Roessler e Júlia Staudt. Elas serão responsáveis por depositar os pilares da construção no espetáculo. As pedras representarão os valores que, segundo os pinhalenses, foram fundamentais para que a comunidade se desenvolvesse, sendo eles a fé, o trabalho e a educação. Outras mulheres interpretarão as demais pioneiras.
CONTINUAÇÃO
O espetáculo “Tannenwald: a saga dos pioneiros” é uma continuação da peça apresentada nas edições de 2019 e de 2022 do evento, que abordaram a vida dos imigrantes alemães estabelecidos no Pinhal Alto desde a chegada, em meados de 1860, até 1904 quando acreditam ter sido realizado o primeiro Kerb.