Conecte-se conosco

Geral

Piá readéqua estrutura e começa reconquistar a confiança do produtor

12/09/2023 - 11h34min

Fábrica está produzindo 55 mil litros de leite ao dia (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Hoje são produzidos 55 mil litros de leite por dia; 25 mil vêm de produtores que haviam deixado de fornecer

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – O fechamento de três supermercados na região mostra que o plano de ações para a recuperação da cooperativa Piá já está em andamento após a troca da diretoria há cerca de dois meses. A venda destes ativos, junto com o leilão de veículos, foi apenas uma das iniciativas para reorganizar as finanças da Piá. A Piá também reduziu o número de funcionários, resultado da diminuição da produção, que faz parte da reestruturação proposta pela nova equipe.
Em coletiva de imprensa na última semana, o presidente Jorge Dinnebier falou sobre algumas ações que estão sendo tomadas, entre elas a própria readequação da fábrica no bairro Piá, que agora está com capacidade de produção de 100 mil litros dias. Atualmente, a usina está produzindo 55 mil litros por dia. “Precisamos diminuir a estrutura da empresa, não tínhamos mais como segurar todo esse número de funcionários. Muitos já estavam em casa nos últimos dois meses”, explicou Jorge. “Precisamos salvar a operação e voltar a industrializar”.

PRODUTORES COMEÇAM A VOLTAR – A saída da Piá da competitividade no mercado do leite fez empresas de fora começar a descumprir acordos com os fornecedores locais que, pouco a pouco, estão voltando a fornecer leite para a Piá. Dos 55 mil litros por dia, 25 mil já vem de produtores que haviam deixado de fornecer. “O maior de Nova Petrópolis já voltou e outros estão voltando”, conta Jorge. Em Linha Marcondes um encontro reuniu 14 produtores que têm interesse de voltar a fornecer. Outras reuniões já estão agendadas. Hoje, quem tem valores para receber da Piá e está fornecendo o leite, recebe o leite atual em dia e 10% do valor da dívida. “Isso faz parte do planejamento que estamos fazendo”, diz Jorge. Quem não está fornecendo ainda não está recebendo o atrasado. “Nós vamos pagar, mas precisa tudo estar em um planejamento”.

“O maior de Nova Petrópolis já voltou e outros estão voltando”, Jorge Dinnebier, presidente da Piá.

Mix reduzido
O mix de produtos da Piá já chegou a 120, mas hoje estão sendo produzidos entre 40 e 50. O principal é o leite UHT. “Leite UHT que é a porta de entrada para qualquer estabelecimento, mas dá margem mínima”, explica Jorge. “Hoje vamos trabalhar somente produtos com margem positivas. Somos fortes no iogurte, no fermentado. O carro-chefe são os lácteos fermentados”, conta. Sobre a qualidade dos produtos, Jorge explica que não será mudada. “Não pode mexer na qualidade, se mexer na qualidade daí vai entrar na vala comum. Nem sempre é o mais barato, e nem queremos isso. Mas queremos que ele mantenha a qualidade”.

Passar a limpo
Uma auditoria está trabalhando na cooperativa para tentar exclarecer o que aconteceu com a Piá nos últimos anos. Jorge disse na coletiva que será chamada uma assembleia extraordinária em outubro para apresentar o que aconteceu a Piá entre 2017 e junho de 2023. “Lá teremos dados e fatos e saberemos quem fez o que”, disse o presidente.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.