Conecte-se conosco

Geral

Homenagem em Picada Café: ponte denominada Arno Ignácio Utzig, em Joaneta, ganha placa

23/09/2023 - 07h23min

Picada Café – Uma simples homenagem, mas importante e de muito valor sentimental, agora está completa. Depois de sete anos a Família Utzig, de Joaneta, comemora com alegria a justa homenagem que é prestada ao seu Arno Ignácio Utzig, antigo morador da localidade e que a vida inteira residiu ao lado da ponte sobre o Rio Cadeia, ao lado da Estofados Rincão. Através do vereador Neudir Hübler, o “Kégo” e a Administração Municipal, a placa de denominação da ponte foi colocada recentemente, o que motivou a reunião da família para celebrar o ato e agradecer a homenagem.

93 ANOS DA DONA LÚCIA

Quem conheceu seu Arno Ignácio Utzig sabe que foi uma pessoa especial, sempre alegre e prestativa. Sua esposa, dona Lúcia Utzig, recentemente, celebrou seus 93 anos. Entre os filhos presentes no ato esteve o professor aposentado José Urbano Utzig. Ele, a mãe Lúcia e toda a família se disseram felizes com a homenagem. “Nossos pais sempre residiram no local, ao lado da ponte. Inclusive ali havia uma ponte coberta que acabou sendo levada pela enchente de 1982”, descreveu. No mesmo local, ao lado da ponte, seu Arno e dona Lúcia tiveram uma ferraria, um ponto de referência para a comunidade na época. A denominação da ponte ocorreu no ano de 2016, através de lei do então vereador José Alexandre Schaab, o “Patet”.

CORALISTA POR MAIS DE 60 ANOS

O então vereador José Alexandre explicou, na época, que seu Arno foi um dos fundadores da comunidade de Joaneta e coralista por mais de 60 anos. Sua profissão era ferreiro e sua ferraria estava localizada na cabeceira da ponte do Rio Cadeia em Joaneta. “Juntamente com a esposa Lúcia, mantinha um Moinho, produzindo farinha de milho, descascador de arroz e uma fábrica de óleo de amendoim, junto à ferraria, onde atendia aos colonos de toda a região”, explicou. “O local tornou-se parada estratégica para reformar as carroças, ferrar os cavalos, afiar ferramentas e beneficiar produtos coloniais no moinho. Um líder comunitário nato, foi um dos fundadores da Sociedade Joaneta, membro da diretoria e várias vezes Rei do Bolão”, lembrou José Alexandre. O apelido era “De kleine Ambos”, ou seja, “O pequeno Bigorna”, uma referência a sua estatura e profissão de ferreiro.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.