Conecte-se conosco

Região

Kerb de São Miguel: antes de tudo, uma celebração de fé e religiosidade em Dois Irmãos

26/09/2023 - 08h42min

Atualizada em 26/09/2023 - 09h51min

A Procissão Religiosa é um dos momentos mais tradicionais do Kerb de São Miguel - edição de 2022 (Foto: Cleiton Zimmer)

Comunidades religiosas cultivam a tradição dos antepassados alemães

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – Não há dúvidas que o Kerb de São Miguel é a festa mais aguardada do ano por todo dois-irmonense que se preze. A celebração é motivo de orgulho e, por vezes, desperta uma rivalidade quase futebolística entre cidades vizinhas: “Ah, mas o nosso Kerb é bem mais legal que o de vocês!”, deixou claro, mas com humor, a funcionária de uma loja de roupas com filial em Ivoti, quando a colega mencionou características da festa de lá.

No entanto, quando o assunto é a origem histórica da festa, há divergências entre os próprios nativos. Mas é na religiosidade que as teorias sobre o início das celebrações encontram denominadores comuns.

Comunidade Católica

Para o padre Alexsandro Lemos da Silva , o Kerb celebra a promessa feita pelos imigrantes que aqui chegaram, num dia 29 de setembro, após passarem por percalços durante a viagem de navio. Eles prometeram celebrar o santo da data da chegada, tornando São Miguel o padroeiro da cidade e da paróquia. “Esta devoção à São Miguel foi passada de geração em geração pelas famílias de imigrantes. Kerb é memória, é família e devoção à São Miguel”, explica o padre Alexsandro.

Comunidade Luterana

Para o pastor Oscar Zimmerman, não há consenso sobre o local onde os imigrantes chegaram no dia 29, por volta de 1985: “É possível que o dia 29 de setembro tenha sido o dia em que chegaram em terra firme ou o dia que desembarcaram no Brasil. Pois o navio que os resgatou ancorou na Inglaterra no porto de Plymonth e somente dois anos após é que conseguiram retornar ao mar para continuar a viagem”, conta o pastor. Para ele, a celebração na data de São Miguel “é para que as gerações vindouras saibam em quem nossos antepassados puseram sua confiança, na certeza da proteção e do amparo.”

Comunidade Evangélica

Gastão Breunig, pastor da comunidade evangélica, conta que, de acordo com a origem germânica, o Kerb significa aniversário da igreja. Neste dia, familiares e amigos se encontram para comemorar o dia em que a igreja foi inaugurada na nova terra. “Os imigrantes, ao chegarem aqui, decidiram que o dia da chegada seria o dia do Kerb, em vista das dificuldades superadas para alcançar a nova pátria. Assim os templos foram inauguradas neste dia 29 de setembro.”

PROGRAMAÇÃO 194º KERB DE SÃO MIGUEL

Sem registros históricos que forneçam detalhes precisos, a certeza é de que o Kerb de São Miguel, ainda hoje, celebra a integração da comunidade descendente alemã baseada na fé religiosa dos seus antepassados. E para preservar a memória cultural, a programação do dia 29 terá início com a celebração dos cultos e missa das Igrejas Evangélica, Luterana e Católica às 9h. Após as cerimônias, o encontro das três Igrejas acompanhadas pelas bandinhas típicas, darão segmento à tradição com a Procissão Religiosa que segue até a Sociedade Santa Cecília, para a dança da tradicional Polonaise.

Devoção à São Miguel une as três igrejas da cidade – edição de 2022 (Cleiton Zimer)

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.