Conecte-se conosco

Região

Artista que desenvolve projeto de decoração do Natal dos Anjos de Dois Irmãos aposta no artesanal

28/11/2023 - 06h50min

Durante o processo de criação, Ana faz desenhos manuais simulando a decoração de cada espaço

Estruturas são confeccionadas especialmente para a decoração da cidade

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – O trabalho de produção do Natal dos Anjos inicia em janeiro e, ao longo do ano, voluntários e funcionários da prefeitura dão forma a um dos cenários natalinos mais bonitos da região, se não do país. Mas por trás da decoração que encanta a todos, existe o trabalho voluntário de uma artista.

Ana Kuhn é natural de Novo Hamburgo e formada em educação artística pela Universidade Feevale. Ela participa do Natal dos Anjos desde 2000, inicialmente auxiliando na decoração da Casa do Papai Noel. Há 13 anos, Ana elabora, executa e acompanha o projeto da decoração: “É um evento que foi evoluindo, agregando estruturas decorativas ao decorrer dos anos e crescendo gradativamente”, conta.

Entre o prefeito Jerri Meneghetti e o secretário do Desenvolvimento Edson Maicá, Ana recebeu homenagem na cerimônia de abertura do Natal dos Anjos deste ano, juntamente com a representante dos voluntários Carmen Stoffel (Foto: Nicole Pandolfo)

Desenho da Árvore de Natal

Processo de criação

A artista diz que a inspiração para o projeto vem de experiências anteriores e referências que ela traz de suas viagens. “Fotos são tiradas dos pontos principais da cidade. Desenhos manuais são executados simulando decorações possíveis para cada espaço”, ela conta.

Após concluir o estudo, o secretário de Turismo avalia a viabilidade do projeto. Se autorizado, são calculadas as luzinhas, cores e disposições.

Artesanal

Segundo Ana, o projeto de decoração do Natal dos anjos segue uma proposta artesanal: “Estruturas confeccionadas especialmente para nosso Natal conferem uma identidade própria, através de formas e linguagem que se integram ao projeto”

 

Trabalho em equipe

Ana se refere carinhosamente aos funcionários da prefeitura como “os guris” e faz questão de dar destaque ao trabalho deles e de todos que ajudam a dar vida às estruturas projetadas por ela: “Com talento nato, os guris são os que possibilitam a concretização do que é proposto. As voluntárias, com dedicação e amor ao Natal, saem todos os dias de suas casas, não importando o tempo. Participam das tarefas que dão o toque final de acabamento. A prefeitura trabalha arduamente para que seja realizado este evento, para que a comunidade usufrua de uma data tão especial em família.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.