Geral
Grupo de danças Edelstein recebe homenagem pelos 30 anos
Grupo de danças comemorará aniversário em agosto do próximo ano
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores pelos 30 anos que o grupo comemorará em agosto do próximo ano. A sessão solene aconteceu na sociedade Alegria da Fazenda Pirajá na terça-feira, 12.
O grupo nasceu em 1994 e realizou inúmeras apresentações em eventos culturais do município e pelo Estado. Também já enviou representantes para países como República Tcheca, Alemanha e Argentina e também para alguns estados brasileiros. Atualmente, a categoria adulta possui 40 integrantes.
Em 2019 o grupo deu início ao projeto de inclusão social, integrando pessoas com necessidades especiais. O movimento de resgate não está presente somente nas danças, mas também nas vestimentas. A confecção dos trajes foi realizada após muitas pesquisas sobre os povos germânicos que se concentraram na localidade de Fazenda Pirajá no período da imigração. O primeiro traje foi confeccionado no ano de 1995 e é um traje de moda folclórica, que buscava imitar a forma de vestir no conceito geral. O segundo traje, confeccionado em 1998, é uma representação da região de Hunsrück. Já o terceiro traje é uma homenagem aos imigrantes vindos da Pomerânia. O quarto traje foi confeccionado em 2017 e é um traje festivo, representando a Renânia do Norte – Westfália.
INFANTIL – Além do trabalho de preservação na categoria adulta, o Edelstein incentiva a preservação cultural nas crianças, que são o futuro de todos os povos, e para tanto, foi criada em 4 de maio de 2002 a categoria Mirim/Infantil. Coordenada por integrantes do adulto, as crianças têm mais contato com as tradições por meio de danças, canções e brincadeiras.
Agradecimentos
“Comemorar os 30 anos do grupo é motivo de muito orgulho e alegria, pois significa que o trabalho iniciado em 1994 por um grupo de amigos do nosso bairro deu frutos, estes que estamos colhendo e plantando a cada novo ano de nossa história. Sabemos da nossa importância cultural e histórica, trabalho realizado desde o começo do grupo. Celebramos com alegria o primeiro ensaio da categoria adulta em 1994 e, com o mesmo sentimento, celebramos o início da categoria infantil em 2002. Ver nossos dançarinos brilharem nos deixa muito orgulhosos. Comemoramos cada conquista, especialmente aquelas que juntos podemos sonhar grande, cada momento que compartilhamos nos permite crescer a aprender ainda mais sobre nossos antepassados. Muitas pessoas fizeram parte da nossa história e agradecemos a cada uma pelo esforço e dedicação”, disse Lediane Werner, presidente do grupo, na noite da homenagem.