Região
Flores para todos: Estudantes participam de projeto com Emater e UFSM em Lindolfo Collor
Lindolfo Collor – Na segunda-feira, 18, foi realizada a colheita das hastes florais de gladíolos da 12ª fase do projeto Flores para Todos – cultivadas na Escola Monteiro Lobato (EMEF), de Lindolfo Collor. A atividade é o resultado de uma parceria entre o Projeto Flores Para Todos, da Emater local com a escola.
Segundo a extensionista da Emater, Flávia Kaufmann Samboranha, nesse semestre o objetivo das turmas do 6º e 7º anos que participaram dessa fase do projeto, era conhecer o Projeto Flores para Todos e acompanhar uma atividade agrícola de destaque na região, a produção de flores de corte (em especial os gladíolos) e ter uma vivência com o cultivo, desde o plantio e manejo até a colheita das hastes.
“O objetivo final era aproveitar as flores para ornamentar a formatura das turmas do 9º ano da escola. Nesse momento tão especial, 26 estudantes se formaram no ensino fundamental e receberam a ornamentação do espaço com as flores do projeto”, destaca Flávia.
O arranjo dessa parceria foi entre a escola, através do professor Varlei de Paulo, Flávia Kaufmann Samboranha e a Coordenadora da Equipe PhenoGlad da UFSM, professora Lilian Osmari Uhlmann.
O Flores para Todos é um projeto de extensão que iniciou na UFSM e visa levar uma alternativa de diversificação de culturas e renda para as pequenas propriedades familiares e uma alternativa pedagógica para as escolas do campo. Desde o início, em 2018, até dezembro de 2023 (12ª fase) o projeto já alcançou 324 famílias rurais e 59 escolas do campo em 17 estados brasileiros, Distrito Federal, alcançando Municípios de Norte a Sul do Brasil.
Para finalizar, Flávia agradece a todos os participantes, em especial, à colaboração da Professora Lilian, que acolheu a escola local nessa fase do projeto.
Resultado em números
Os números da 12ª fase do Projeto Flores para Todos que está encerrando em todo Brasil.
– Girassol de corte: quatro produtores, uma universidade, um centro de treinamento e um assentamento, em seis municípios de três estados (MA, SE, RS);
– Gladíolos: seis produtores, duas escolas do campo e um centro de treinamento, em oito municípios;
– Statice: 22 produtores e duas escolas, em 21 municípios;
– Ornithogalum: um produtor e uma universidade em dois municípios;