Coluna Nova Petrópolis
Em dois dias, Nova Petrópolis será tomada pela contagiante música do Festival Internacional de Folclore
O “idioma oficial” sai do português (sempre com dialeto alemão, pois é característica marcada de Nova Petrópolis), e viaja por um “portunhol” bem ensaiado. Além disso, haverá mistura de sotaques e, claro, muitas vestimentas diferentes subirão ao palco da cultura. Grupos de diversos lugares do Brasil e do mundo se reúnem em Nova Petrópolis para os 16 dias de evento. Mais uma vez, o Festival de Folclore promete ser muito grande e superar as expectativas.
FRIO
E quem vier à Serra Gaúcha pode preparar os casacos, que o frio chegou para ficar. Pelo menos até o final de semana. A mínima de hoje está prevista para 6ºC, e sabemos que a sensação térmica de Nova Petrópolis costuma ser menor. Na quinta gela mais ainda, com mínima prevista para 5ºC. Assim deve continuar durante o primeiro final de semana de festival. Quem gosta é o visitante, claro, quem vem para o festival e ganha um friozinho serrano de brinde. Ou ao contrário, quem sobe a Serra pela época de temporada na região e se depara com um imenso festival. Se bem que a essa altura, acredito que pouca gente nunca tenha ouvido falar do Festival de Folclore e encontre o festival como uma surpresa ao passar pela Serra. Minha previsão para o final de semana é de comércios aquecidos com o grande número aguardado de visitantes.
CUIDADO NO TRÂNSITO
A baixa temperatura traz ao visitante de Nova Petrópolis a tradicional neblina. É sempre importante lembrar que os motoristas precisam ter muito cuidado e atenção redobrada devido à baixa visibilidade. Muitos acidentes de trânsito nestas épocas de neblina são causados pela baixa visibilidade. Todo o cuidado é pouco, principalmente nas rodovias que levam a outros municípios, como a BR-116, tanto para Caxias do Sul como para Picada Café, como na VRS-235, que vai para as localidades de Linha Imperial, Araripe e Brasil, e Gramado.
NOVA PETRÓPOLIS NO BRASILEIRO
Mais uma vez, atletas de Nova Petrópolis vão disputar o Campeonato Brasileiro de Vôlei com a Seleção Gaúcha. Os atletas Andreas Schuch, Rodrigo Garcia, Guilherme Quinot e Davi Bertuol são os quatro jogadores de Nova Petrópolis convocados para o time. Além disso, o técnico Renan Schommer, do Projeto Vôlei Nova Petrópolis, também irá junto com a equipe disputar a categoria Sub-17.
Eles embarcam no próximo domingo, 15, para São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, e disputam a competição entre os dias 16 e 21. Parabéns aos atletas pela convocação e boa sorte para que consigam trazer o título para o Estado e para Nova Petrópolis.