Conecte-se conosco

Coluna Morro Reuter

Morro Reuter – 02/02/24

02/02/2024 - 07h52min

Mauri Marcelo Toni Dandel

ELEIÇÕES
Daqui a exatos 5 meses vamos conhecer os nomes dos candidatos a vereador, prefeito e vice para outubro. E daqui até outubro falta menos de 8 meses, pois a eleição será dia 6/10. Mas, se alguém quiser trocar de partido para concorrer, aí o prazo é abril, ou seja, daqui a dois meses! Mas, a pergunta que todos fazem sobre a eleição é a mesma minha…

COLUNA DOS PARABÉNS
– Nossas felicitações a três empreendimentos citados de forma elogiosa pela Kelly Mattos na GZH. Para quem não pegou a história, é o seguinte: a Kelly e o marido, o Gabardo, estiveram hospedados nas cabanas Fox Farm Hill (dos Boufleur) em São José, depois conheceram o Caminho das Serpentes Encantadas da Cláudia e foram no Strudel Café. Parabéns!
– Estendemos os parabéns também a Oripacha Cervejaria e Pomar, citado também na ZH desta semana como um dos lugares do RS para se degustar uma boa cerveja artesanal.
– No dia 12, os mais de 603 alunos da rede municipal voltam às aulas em Morro Reuter. Bom retorno!
– Felicitações a família Werner Kolling que está trazendo para cá mais uma competição de cubo mágico, com competidores de vários Estados. Quem quiser assistir, será sábado e domingo na Evangélica.

WALACHAI
Neste sábado tem o baile da moto da Walachai, que terá Brilha Som e salão lotado. Certamente será mais uma promoção de sucesso, se São Pedro colaborar. Mas, não quero falar somente do baile ou de São Pedro, mas sim, de São Nicolau.
Ora, se a 1ª capela da Walachai foi inaugurada pouco depois da Páscoa de 1917, porque escolher São Nicolau de padroeiro se o Dia de São Nicolau é somente em 6 de dezembro? Você sabe como foi feita a escolha do padroeiro?

PADROEIRO
Vamos começar do início: até 1916, Walachai e Jammerthal faziam parte de Morro dos Bugres. Moradores aqui da Walachai ajudaram a construir aquela 1ª capela do Bucherberg. Imagina se fosse hoje, fazer todo este trecho a pé, da Walachai, Rio Loch e toda aquela ‘subida’ até a capela! Aí hoje o brasileiro ainda reclama das dificuldades! Ah, e a ponte do Rio Loch não existia, ou seja, em época de enchente não dava para ir à Missa!
Continuando: aconteceu uma grande seca em uma época, os poços de água estavam secando, as plantações morrendo e isso significava que iriam passar fome. Como todos eram colonos, sem colheita, viria a fome! Então, os colonos da Walachai fizeram uma procissão até a capela de S. Francisco Xavier no Morro dos Bugres pedindo chuva.
E o milagre aconteceu: quando voltavam pelo Rio Loch, onde chamavam de Kalvarienberg (Morro do Calvário), do nada, começou a chover bastante e a seca acabou. Como este dia justamente o Dia de São Nicolau, prometeram que ele seria o padroeiro se um dia construíssem uma capela. E assim foi feito! Que bela história!
– Na coluna do site temos a foto da construção desta igreja, dá uma acessada lá. Lembrando que estas ‘infos’ são do livro “Do Velho Mundo para o Bucherberg, um Mundo Novo”.
– A mensagem positiva do dia: “São as dificuldades que mostram os homens”, do filósofo Epicteto. Abençoada ‘segunda’!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.