Região
Corpo de Bombeiros Voluntários de Hortêncio realiza curso para manuseio de motosserra em desastres naturais
Por Geison M. Concencia
O Corpo de Bombeiros Voluntários de São José do Hortêncio realizou no sábado (24) o primeiro treinamento para uso de motosserra, em caso de desastres naturais ou vendavais. Curso reuniu mais de 20 voluntário de diversas regiões do Estado, como São Sebastião do Cai, Agudo, Paraíso do Sul, Arvorezinha, Eldorado do Sul, Vale Real, General Câmara, Almirante Tamandaré do Sul e Teutônia.
O treinamento é promovido pela Voluntersul, com organização dos bombeiros voluntários do município, representado pelo comandante Gelson.
Em decorrência dos desastres naturais de 2023, a Voluntersul desenvolveu um curso específico para manuseio de motosserra, a fim de preparar os profissionais para situações que demandam utilização desse equipamento. O treinamento foi ministrado pelo coordenador de trânsito de Estrela e engenheiro de segurança Frederico Diego Diehl. Também contou com apoio da Valle Vita, que entregou água para os bombeiros voluntários se hidratarem durante a formação, já que durante o curso, a temperatura passou os 30° C.
“Os bombeiros intervem em desastres naturais que acarretam queda de árvores. Porém, para agir diante dessas situações, o profissional precisa conhecer o equipamento. Esse é nosso objetivo aqui no curso, mostrar como funciona a motosserra, além das manutenções básicas que precisam ser realizadas. Aqui, precisamos conhecer bem a máquina e os acessórios de proteção. Depois, vamos para a prática e aprendizado das técnicas de corte”, disse Diehl.
O comandante do CBV de Hortêncio, Gelson, acredita na importância do curso como forma de prevenir eventuais acidentes ao se cortar árvores em áreas de risco, como perto de redes elétricas, uma demanda diária da corporação. Além disso, destaca que o aprofundamento permitirá agilidade para resolver qualquer problema. “O curso nos ajudará a evitar um acidente e um de nossos bombeiros saia ferido. Por outro lado, também possibilita aumentar nosso conhecimento desse equipamento, e atender de maneira mais rápida, quando alguma queda de árvore ocorrer na cidade”, ressalta.
Ver essa foto no Instagram