Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão

12/03/2018 - 13h26min

Atualizada em 13/04/2018 - 14h50min

ATRASO

Começou uma obra há algumas semanas no distrito industrial. Levamos mais de 10 anos para começar a erguer uma empresa que fosse. Este foi o retrato de Ivoti nos últimos 20 a 30 anos. Você vai para Dois Irmãos e fica babando com o progresso da cidade vizinha. Em meados da década de 90 a nossa produção era maior que a de Dois Irmãos. De lá para cá paramos no tempo e no espaço. E a política que se praticou aqui tem muito a ver com a nossa derrocada. Nossos dois últimos prefeitos tinham uma mentalidade avessa ao progresso. Eles mais se preocupavam em empregar gente, em distribuir contribuições para todas as entidades do município e se esqueceram que a principal tarefa de uma Prefeitura é investir na cidade. Hoje em dia é tanta verba para tudo que é entidade que não sobra quase nada para investimentos que tragam retorno financeiro para o município justamente para manter a saúde das finanças públicas. Você precisa fazer investimentos para obter retornos maiores e assim a máquina gira em torno de um círculo virtuoso.

PROJETOS

O ex-prefeito Arnaldo tem uma virtude. Ele é mestre em elaborar projetos. O problema é que poucos deles saem do papel. Dá para contar inúmeros projetos elaborados em suas gestões que não saíram do papel. O último é a Av. Perimetral, a estrada que começaria no Buraco do Diabo e terminava na BR-116, imediações do trevo de acesso. A ideia é ótima, só que o custo da obra fica em torno de 23 milhões. Num país literalmente quebrado aonde tirar o dinheiro para viabilizar o projeto. Só que tem um projeto que é muito urgente e não é lá tão difícil de tirar do papel. É preciso tirar os caminhões pesados do centro de Ivoti. Em 1990 já se falava nisso e de lá para cá nenhuma iniciativa foi tomada. Devido a topografia de Ivoti, não é fácil desviar o tráfego pesado do centro de Ivoti.

PRESSA

O movimento na Av. Presidente Lucena é cada vez maior. Entre outras coisas há faixas de segurança, cujos motoristas graças a Deus hoje em dia respeitam. Para um caminhão pesado e carregado respeitar uma faixa de segurança já é bem mais difícil. A saída é na Rua José de Alencar. A Prefeitura precisa modificar aquela coisa esdrúxula que ficou a Rua Tuiuti com a José de Alencar, uma coisa que foi feita sem se pensar no futuro e que não precisaria causar prejuízo para ninguém. E precisa encarar uma profunda modificação na ponte sobre o Arroio Prass, que dá acesso a Av.Castro Alves. Ali tem que ser feita uma obra de engenharia que possibilite o tráfego de caminhões pesados e o problema estaria resolvido. Numa dessas gestões de Arnaldo foi construída uma ponte sobre o Arroio Prass que não foi uma boa ideia. Não se levou em consideração a necessidade que havia de fazer uma obra de engenharia complexa que pudesse retirar o tráfego pesado do centro de Ivoti. O que se fez foi uma obra de pequeno porte e que se sabia que no futuro teria que ser feita coisa bem maior e mais cara. E este futuro já estava na porta naquela ocasião e até hoje não se fez nada de concreto.

AV.PERIMETRAL

Quando assumiu pela última vez, no primeiro dia Arnaldo apresentou o projeto da Av. Perimetral, que se sabia que não tinha chances de sair do papel. Mil vezes antes apresentar um projeto capaz de tirar os caminhões do centro, o que necessariamente passa pela ponte sobre o Arroio Prass. O que aconteceu nos seus quatro anos. A Av. Perimetral ficou no papel e a pontezinha sobre o Arroio Prass continua como estava antes. Não se fez nada nos quatro anos na prática.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.