Colunistas
Panela de Pressão – 14/03/24
FÉRIAS
O prefeito Martin tirou mais alguns dias de férias. Assumiu no seu lugar o vice Marcelo Fröhlich. Aliás, alguém lembrou outro dia que Marcelo não é carta fora do baralho para concorrer à sucessão de Martin.
PODEMOS
Ontem de noite foi criado o Podemos, mais um partido que teremos em Ivoti. Na verdade, os partidos só servem para quem milita na política. Se você perguntar para a população, 99% não sabem o que é o Podemos.
NASCIMENTO
O Podemos é um partido de centro-direita. De novo, 99% da população não fazem ideia que bicho é esse. Ele nasce para coligar com o Republicanos que tem em Maria a principal figura para concorrer a prefeita. Aliás, por falar em política, um dos pêndulos desta campanha pode ser o MDB. O outrora grande partido de Ivoti está na berlinda, não tem cacife para concorrer com chances de vitória a prefeita, mas também não poder ficar de fora da disputa. Ou seja, deverá concorrer com algum outro. Com quem, eis a questão.
REAL
Os funcionários públicos de Ivoti ganharam 4% de aumento real, além da inflação do ano passado. É um bom aumento, que vem se sucedendo nos últimos anos. A administração municipal argumentou que o aumento real seria para repor perdas anteriores. Em todas as esferas dos governos sempre tem a figura da reposição da perda inflacionária. Quando acontece o contrário fica por isso. Olha, são muito poucos trabalhadores que ganharam 8,51% de aumento neste ano como os funcionários de Ivoti. A propósito, o prefeito e os vereadores ficaram de fora do aumento real. Eles também não mereceriam? São trabalhadores como os demais. Mas como é ano eleitoral, melhor deixar como está. A maioria dos vereadores vai concorrer de novo e não é bom dar a si próprios um aumento desse tamanho.
CURIOSIDADE
Bastou a notícia de que a administração municipal asfaltaria mais de duas dezenas de ruas, para o povo se aguçar. Muitos perguntaram quais as ruas que seriam asfaltadas. Devem ser aqueles que residem em ruas de calçamento irregular e querem saber se foram contemplados. O investimento será de alguns milhões.
SUSTO
O governo levou um susto agora em fevereiro com a inflação de mais de 1% somente nos dois primeiros meses do ano. Foram os alimentos que mais subiram de preço. Sempre os alimentos. A propósito, são eles que sinalizam como andam as coisas em termos de inflação para o futuro. Geralmente são os primeiros a dar mostras das garras da inflação e depois são seguidos por outros produtos. Não adianta, gastos em demasia são sinônimo de inflação.