Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 18/03/24

18/03/2024 - 06h00min

Atualizada em 20/03/2024 - 09h08min

Raul Petry

MAPA

Nova polêmica, desta vez sobre a audiência pública acerca de Mapa das APPs do município. As Áreas de Preservação Permanente são previstas em lei e não podem ser tocadas devido a sua localização nas nascentes de rios, vertentes, vegetação. Portanto, Ivoti terá um novo mapa das Áreas de Preservação Permanente a partir da aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores. No entanto, surgiu uma polêmica. Os vereadores não concordaram com o horário da audiência pública, que foi marcada para às 8 horas na CDL.

POLÊMICO

Por exemplo, um proprietário pode ter uma área que é considerada Área de Preservação Permanente e nem sabe. Se na sua área existe uma nascente de córrego, é demarcado uma distância de 30 metros por exemplo, em torno da qual nada poderá ser feito. É uma área intocável. Portanto, valor comercial zero. Ninguém é contra a preservação ambiental. Contudo, existem residências que ficam em áreas de preservação permanente, mas aí são consideradas consolidadas e não é possível mexer nelas. Ao fim e ao cabo é um assunto que desperta bastante interesse e a

audiência pública foi marcada para as 8 horas. Um horário considerado por todos os vereadores foram do razoável. E as pessoas que gostariam de participar e trabalham neste horário. A apresentação do mapa das APPs foi transferido para outra data.

HOJE

Vamos ver o que vai acontecer na sessão de hoje, quando a vereadora Marli Heinle Gehm foi desafiada a apresentar o tal do livro distribuído nas escolas de ensino médio e cujos trechos mais escabrosos foram ouvidos em voz alta e que desafiaram o vereador Edio Vogel a dizer que renunciaria se o MEC tivesse distribuído este livro nas escolas. Marli não achou o livro em Ivoti, mas comprou um exemplar. Se ele chegou até o dia de hoje certamente vai levá-lo para a sessão. O que fará Édio diante da prova cabal e indesmentível que só demonstra o grau de banalidade que chegamos na nossa educação.

FÉRIAS

O prefeito em exercício, Marcelo Fröhlich, continua respondendo pelo Executivo Municipal. Na solenidade de abertura da 2a Páscoa em Ivoti, ele representou o Executivo e ela aconteceu no Núcleo de Casas de Enxaimel na manhã de sábado. Compareceram três prefeitos. O de Presidente Lucena, Gilmar Führ, o de Nova Petrópolis, Darlei Wolf e a de Santa Maria do Herval, Mara Schaumloffel. Por falar em Marcelo Fröhlich, ele é o favorito do prefeito Martin para concorrer a prefeito de Ivoti, mas Marcelo continua irredutível e não concorrerá. Ele é muito peremptório neste seu propósito de não concorrer e dá a impressão de que nada o demoverá dessa ideia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.