Geral
Diário Rural: Mantendo as origens até os dias de hoje
Romeo em sua propriedade cria ovelhas e galinhas e conserva o espírito da agricultura em Sapiranga
MORRO REUTER / SAPIRANGA
por BRUNO WINGERT
O trabalho na agricultura pode ser muito lucrativo para aqueles que investem tempo e esforço nessa atividade. Mas também pode ser uma maneira de descanso e hobby para quem trabalha em outro emprego e mesmo assim tem seus bichos ou plantações.
Muitas das vezes, apesar de não trabalhar na agricultura o dia inteiro, as pessoas mantêm um espaço ou uma chácara pra ir nos finais de semana. Geralmente, pessoas criadas na roça e hoje tem outros tipos de trabalho.
É o caso de Romeo Schneider, que tem sua propriedade na divisa dos municípios de Dois Irmãos e Sapiranga. Romeo, foi criado na agricultura e ainda mantém suas raízes no campo. Casado com sua esposa Patrícia, o casal teve duas filhas, Júlia e Giovana, onde sempre estiveram unidos e construíram uma linda história de família.
Seu próprio lugar e lazer
Com o tempo surgiu a ideia de construir um espaço onde a família pudesse aproveitar nos finais de semana como uma área de lazer. “Pensei em ter uma casa na praia, mas com o tempo a ideia de ter uma chácara onde pudesse ter meus bichos, foi a melhor opção”.
Então ele decidiu investir nas terras onde herdou junto aos seus antepassados. “Tudo isso aqui era dos meus parentes, tem uma raiz muito forte aqui, resolvi construir um lugar para descansar, uma área grande de lazer para toda minha família”.
“Aqui há várias comodidades, primeiro a vantagem de se estar no meio do campo e ter esse contato com a natureza e com a agricultura. Para mim é um grande privilégio ter construído as coisas na minha vida”, disse Romeo
“É uma vantagem muito grande ter uma chácara dessa, pois é perto de tudo, temos a comodidade que não é muito longe do centro de Dois Irmãos. Temos nossa residência no Morro Reuter e fica perto daqui, isso tudo facilita em termos esse espaço aqui”, complementou Romeo.
Criação de ovelha
Ter criação de ovelha traz várias facilidades para o agricultor, como a facilidade de produção de pasto e a possibilidade de ser explorada em áreas pequenas, é o exemplo de Romeo, que investiu na produção de Ovelhas.
“Sempre tive criação de ovelha, hoje tenho 7 ovelhas. Tenho gasto de silagem, mas a ovelha é uma coisa muito boa para ter aqui, porque elas acabam comendo a grama e também não dão tanto trabalho como outros bichos. Antigamente tinha uma produção maior, mas nós temos pode hoje é mais complicado manter, e tenho um ramo menor, mas sem deixar cultivar as tradições da agricultura”.
Romeo também conta com uma criação de galinha. “Com as galinhas não preciso comprar ovo, e tenho produção própria, por isso é uma grande vantagem ter um espaço próprio em ter seus animais”.