Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 12/04/24

12/04/2024 - 06h00min

Atualizada em 12/04/2024 - 09h09min

Raul Petry

DE VOLTA PARA O FUTURO

Os nossos 9 vereadores cumprem a sua função. Afinal, eles comparecem todas as segundas-feiras na Câmara Municipal para bater o ponto. Vale lembrar que as reuniões são nas noites de segunda-feira. Mas e daí, a pergunta que não quer calar é a seguinte: afinal fazem o que o dever lhes incumbe ou se limitam a fazer o feijão com arroz, ou seja, o mínimo que devem fazer para cumprir a missão de vereador de Ivoti. É que a cidade tem demandas e todas elas passam na mão dos vereadores. Eles tem mais força que o próprio prefeito. O prefeito não pode demitir um vereador. No entanto, eles podem cassar o prefeito. Basta querer. Quando vão pedir voto na época de eleição, o povo que confere a sua representação a eles e espera que os vereadores cumpram e realmente representem os seus eleitores. Eles são nossos representantes e precisam ter em mente esta sua missão.

DECEPÇÃO

Confesso que me decepcionei com a conduta de nossos vereadores nesta semana. Não é questão de ver o circo pegar fogo. No entanto, eles não podem se omitir ao ponto de não fazer absolutamente nada com relação aos acontecimentos do último mês. Nem é o caso de lembrar aqui tudo que aconteceu. A nossa educação estava em xeque e ninguém veio até a Câmara de Vereadores explicar o que de fato aconteceu. O assunto simplesmente morreu e foi ignorado pelos vereadores. Ninguém disse coisa com coisa. Achei que lá estaria a Secretária da Educação para se explicar, ou quem quer que seja da área da educação. Pelo que se sabe, uma escola infantil foi usada para o projeto do educador Paulo Fochi, que se revelou numa videoconferência alguém sem as menores condições psicológicas para nem ao menos passar perto da escola. Outras tantas coisas que aconteceram tinham que ser passado a limpo pelos vereadores. Os pais das crianças e a população em geral merecem isso no mínimo dos seus representantes, a quem confiam a sua representação. Mas nenhuma palavra foi dita. Confesso que olhei o vídeo da sessão duas vezes para me certificar que era verdade. A impressão que deu foi de que todos estavam satisfeitos pelo fato de ter passado o furacão do último mês e a partir de agora podem viver de novo em paz.

INVESTIGAÇÃO

Os pais e grande parte da população exigem de seus representantes uma investigação profunda para saber o que de fato aconteceu. Um pai me revelou isso. Afinal, duas pessoas da comunidade escolar foram ameaçados de irem para a cadeia e chamados de criminosos pelo educador contratado pelo município para lidar com bebês de seis meses a crianças de 6 anos. E outras tantas coisas que aconteceram também vão ficar por isso? Cadê a palavra da coordenadora da escola Bom Pastor, cadê a palavra da secretária da Educação, para ficar apenas nestas duas pessoas. Lamentável que tudo fique por isso.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.