Polícia
Suposto massagista é preso por praticar medicina ilegal em Dois Irmãos
Sujeito já tem diversos antecedentes criminais
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos | Na tarde de ontem (18) um homem de 52 anos, identificado como P. S., foi preso em flagrante por crimes contra a saúde pública no bairro Moinho Velho. Segundo a Polícia Civil ele se anunciava como massoterapeuta, porém, realizava procedimentos médicos sem autorização.
Após denúncia anônima, a Delegacia – através da Operação Schmerz –, instaurou inquérito policial para apurar o possível exercício ilegal da medicina. Com o deferimento da autorização judicial para executar busca e apreensão na residência onde o suposto massagista atuaria, os policiais civis, com apoio da Vigilância Sanitária do município, cumpriram a ordem.
Conforme o delegado Felipe Borba, o local detinha uma cama apropriada para massagens, mas no interior do mesmo cômodo foram encontradas diversas seringas, inclusive utilizadas, fichas de atendimento com especificação da ministração de medicamentos, remédios diversos e ampolas sem especificação de qualquer natureza. Além disso, havia vários equipamentos de uso por profissional da saúde, como estetoscópio, medidor de pressão, termômetro.
Seringas com restos de substâncias
Borba explica que havia seringas com restos das substâncias que ele aplicava em quem procurava os seus serviços, ampolas quebradas jogadas por cima dos móveis e frascos sem a especificação do conteúdo, da origem ou de registro sanitário. “Também chamou a atenção da equipe a quantidade de fichas de atendimento com a descrição do que teria sido ministrado ou receitado para os ‘clientes’, inclusive com medicamentos de uso controlado.”
Pessoas teriam tido piora após atendimento
Informalmente, após a execução da prisão, a polícia recebeu relatos de que haveria pessoas que sofreram algum tipo de piora no quadro de saúde após o atendimento com tal sujeito. “É importante que tais pessoas nos procurem, a fim de que ele responda por todos os crimes que praticou”.
Extensa ficha criminal
Trata-se de homem com extensa ficha criminal, em especial por estelionatos. “Não é a primeira vez que ele é suspeito de exercer atividade sem ter habilitação. Em outra ocasião, teria se intitulado agrimensor.” Também possui passagens por violência doméstica e posse de drogas.
O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil (DPPA) de Novo Hamburgo, para posterior ingresso no sistema prisional.