Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 25/04/2024

25/04/2024 - 06h00min

Mauri Marcelo Toni Dandel

SOBRE ONTEM

– Sobre as obras na BR-116 que falamos ontem, alguém me alfinetou que há 15 anos já se falava em duplicação da rodovia. E nada.
– Pois é, aí lembrei da história do “Polão”, que previa pedágios e a duplicação.
– Mas, acredito que antes disso já se falava em duplicar, inclusive, alguns eram contra porque iria ter que arrancar os plátanos!
– Pois é, sobre duplicar ou não a rodovia – como em qualquer obra pública – uma coisa é falar, outra coisa é a obra acontecer. Desta forma, de verdade, torcemos para que seja feita duplicação ou segunda pista – ou seja o que for – para dar mais segurança e agilizar nossas idas à Novo Hamburgo.

ABUNDEM

– O que importa mesmo é a obra pronta, mesmo que para isso abundem os padrinhos de obra ou os papagaios de pirata, que só aparecem com a obra (quase) pronta para se candidatar a padrinho. Você sabe, tem uns que exageram (no RS) e estou falando de todos os lados, não é só de um e outro partido…
– Aí você deve estar pensando: o colunista está criticando os políticos, dizendo que tem muito padrinho para pouca obra. Não, ao contrário. Quer ver? Falando do caso das rotatórias na BR, se tem o Marcel de um lado, se tem deputados do PT do outro, aí a coisa fica boa, pois se a obra parar, ninguém vai jogar pedra. “Lamzam!” Eu explico.

VAI FICAR BOM

– As obras de intervenção na BR-116 no Travessão, na malharia e aqui começaram e pararam várias vezes, por motivos variados, entre eles, a remoção de postes da RGE (pra variar). Então, quando “a obra era do Marcel (e do Jerri)” e parava o serviço, tinha políticos da oposição jogando pedra.
– Mas, agora, como mudou o governo lá em cima, temos deputados do PT e lideranças do PT envolvidas na obra, pois cabe a eles fazer a obra sair do papel. É do jogo, é da política!
– Então, se antes tinha o Jerri de um lado, agora tem o Filipin do outro; se Marcel de um lado, tem o Adão Pretto Filho e deputados do PT do outro.
– Contém ironia, ou seja, esta coluna é uma metáfora, pois é claro que na política as coisas não funcionam assim!

LEILÃO DO SINO

– Ou seja, se a obra parar, ninguém vai perder tempo criticando o opositor, mas, sim, lutar para seu reinicio e conclusão. E não é melhor assim?
– Então, vamos deixar para escolher o padrinho depois da obra pronta, aí a gente faz o leilão, como se fazia nas capelas do interior quando se leiloava o padrinho do sino, a madrinha da pista de dança e assim por diante.
-Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia: “Há um Poder Supremo e esse Poder pode fazer tudo por você. Não tente vencer seus problemas sozinho. Recorra a Ele e usufrua de Seu auxílio. Se você se sente desgastado, pode recorrer a Ele. Apresente-Lhe, pois, o seu problema e peça uma resposta específica. Ele lhe dará”. Abençoada “segunda” a todos!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.