Geral
Mês de maio será de extremos históricos no tempo
O mês será de muita chuva e temperaturas acima da média
O mês de maio, tradicionalmente, tem a possibilidade de mínimas muito baixas e de geada. Mas, neste ano, maio será um dos mais extremos que já se viu na história climática do mês no Brasil com situações extremas de temperatura e de chuva que vão desviar enormemente dos padrões do que é comum nesta época do ano.
A primeira quinzena de maio será a mais chuvosa com acumulados de precipitação extremamente altos, de 300 mm a 500 mm em alguns municípios, o que vai levar a cheias de rios, enchentes, alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais, e ainda quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Já a segunda metade do mês terá menos chuva.
Já os amantes do inverno podem esquecer um maio muito frio, como em anos do passado. A tendência é de um mês de temperatura acima a muito acima da média. A temperatura deve ficar acima da média em quase toda a região. O tempo mais chuvoso deve trazer muitos dias com máximas menores, porém com mínimas mais altas do que o habitual para esta época do ano.
A segunda metade do mês reserva para os gaúchos alguns dias mais amenos com algumas noites mais frias, mas, no geral, será um mês com escassos dias de temperatura mais baixa.