Coluna Linha Nova
Cândido Nascimento – 03/05/2024
CHUVAS E PREJUÍZOS
As últimas chuvas vem causando transtornos e prejuízos para diversos moradores, devido à queda de barreiras e rachamento de asfalto. Por muito pouco não houve mortes. Várias famílias foram alojadas em locais seguros, após a descida de árvores e barro dos morros no Morro Grande durante a madrugada de ontem. O prefeito Henrique Petry decretou calamidade pública, em virtude das diversas ocorrências que causaram destruição de casas no Canto Schons e Morro Grande.
ABRIGADAS
As mais de 20 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, estão abrigadas no Ginásio Municipal de Esportes. Além disso, muitos estão abrigados na casa de familiares, vizinhos e amigos. A manhã de ontem teve uma grande mobilização das equipes da Prefeitura, que envolveu servidores gerais e integrantes da Secretaria de Obras, que tiveram a avaliação dos perigos por parte dos Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis.
PERDERAM TUDO
Um casal de servidores públicos perdeu todos os pertences com a queda de barreira no Morro Grande. O marido é vigilante e, graças a Deus, estava de folga, segundo a esposa. Como estava em casa ele conseguiu acordar ela a tempo, senão teria ficado soterrada nos escombros da residência. “Eu estaria morta agora se ele não estivesse em casa”, disse Viviane Moraes, que toma remédios para dormir.
AJUDA
A serviços gerais Viviane Lutz esteve no Ginásio Municipal ontem pela manhã. Ela levou cobertores, brinquedos e livros para ajudar as famílias atingidas pelos deslizamentos de terra e perderam tudo. Ela fez um apelo para as pessoas que tiverem eletrodomésticos e outros materiais, além de roupas e alimentos, para que auxiliem as pessoas afetadas pelas chuvas.
NO VIZINHO
Luiz Rogério, técnico em segurança, foi abrigado pelo vizinho, o ex-vereador Elói Wolff. Luiz e a esposa Janete Willers, moravam ao lado da filha e do genro, que possuem dois filhos pequenos. A casa do morador foi totalmente destruída por árvores e barro que desceram do morro na Estrada Morro Grande. Com a pressão do material e da água e lama a porta da casa abriu forçada por um sofá. Isso permitiu que o casal conseguisse sair a tempo de salvar as suas vidas. A casa da filha não foi atingida por pouco, mas ela gritou por socorro durante a madrugada, achando que os pais estariam soterrados. Quem quiser ajudar a família pode ligar para o fone (51) 9954-10359.
OUTROS
Houve a rachadura no asfalto da Estrada Imigrantes, que dá acesso a Nova Petrópolis. O local foi interrompido. Caiu a ponte da divisa com Feliz, e houve deslizamentos de terra no Roseiral, Rincão da Serra, Canto Schons e Canto Scheibig, com árvores e lama trancando estradas. A rua 25 de Julho ficou temporariamente bloqueada, mas já está com a passagem de veículos liberada.
VINDE
Deixo a mensagem de Mateus 11: 28: “Vinde a mil todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.