Região
Infraestrutura, assistência social e apoio aos negócios: veja as ações para reestruturar Nova Petrópolis
Frentes de ação foram organizadas para reestruturar o município após a catástrofe que assola o Estado
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Nova Petrópolis iniciou nesta quinta-feira, 16, um trabalho visando a recuperação do município após os danos causados pelas chuvas. A Prefeitura e lideranças locais, como Acinp, CDL e Sindicato Rural, se reuniram para organizar as frentes de atuação. Foram definidos três focos principais: infraestrutura, assistência social e apoio aos negócios. Além disso, a Defesa Civil de Nova Petrópolis deverá passar por reformulações, com a ampliação de sua estrutura.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da Acinp e consistiu no alinhamento das propostas elencadas pela diretoria com o planejamento da Prefeitura. Deste material, o prefeito Jorge Darlei Wolf e o presidente da Acinp, Neander Port estabeleceram diretrizes conjuntas para a recuperação da cidade. “Em um primeiro momento, tivemos o foco total em salvar vidas. Em meio a isso, demos início às ações da Assistência Social e também a Secretaria de Obras começou a trabalhar para desobstruir as primeiras vias. Mas passados esses momentos iniciais, é chegada a hora de planejarmos as ações mais profundas, que envolvem a recuperação e o futuro de Nova Petrópolis”, disse Darlei.
INICIATIVA PRIVADA E VOLUNTARIADO – O vice-prefeito Martim Wissmann disse que existe um grupo tratando do tema da infraestrutura, com envolvimento da iniciativa privada, principalmente nas ações de mobilidade. Na área da assistência social também já há ações em curso, com grande participação voluntária e atuação de profissionais de saúde mental. Também foi decidido na reunião que a coordenação dos grupos ficará a cargo da Acinp, de modo a integrar a Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável – Nova 2050, a qual a gestão já é da entidade.
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil também será ampliada devido ao aumento de incidentes que precisam do trabalho da entidade. “Iremos estudar mais profundamente a lei municipal que trata da Defesa Civil e buscar formas de utilizá-la frente às novas necessidades que se apresentam”, afirma o prefeito.