Conecte-se conosco

Região

Issur pede à Caixa Saque Calamidade para todos

21/05/2024 - 14h35min

Parlamentar também enviou ofício ao ministro do Trabalho sugerindo que ampliação do benefício seja estendida para todo RS

Estado- O deputado Issur Koch enviou nesta terça-feira (21.05) ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e ao presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, oficio solicitando que o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seja liberado para todos os gaúchos.

Para ele, em função de a tragédia ter impactado todos o Estado, o benefício deveria ser estendido a todos os municípios.

No ofício, o parlamentar justifica que o pedido de liberação deste recurso terá impacto direto na vida de milhares de familIias, além de ajudar a aquecer a economia no momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta seu maior desafio ambiental. “A tragédia natural que assolou o Rio Grande não pode fazer diferença entre cidadãos, na medida que todos foram impactados, direta ou indiretamente pelas enchentes”, destacou Issur.

O deputado lembrou, também, que muitos trabalhadores estão sem renda neste momento em função da paralisação das atividades em diferentes setores. “Muitas pessoas encontram-se em uma situação de desespero e perda, sem chão para recomeçar. O saque calamidade é um recurso que já é do trabalhador e, portanto, permitir que ele possa acessá-lo nesta hora de extrema dificuldade é fundamental para que possamos retomar”, definiu.

QUEM PODE SACAR

O saque calamidade permite ao cidadão sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.