Região
Estância Velha: idosa que perdeu prótese da perna direita na água é uma das atendidas
A Maior parte dos atendidos já deixaram os abrigos nos últimos dias
Cândido Nascimento
Estância Velha – O Município atendeu em torno de 600 pessoas em três locais diferentes, sendo um deles o Ginásio da Comunidade Católica Sagrado Coração de Jesus. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Plínio dos Santos, boa parte já foi para casa, nos locais onde a água já baixou, ou foram para a casa de familiares e amigos.
De um total de 260 pessoas que foram abrigadas no ginásio católico do centro, ainda restam 115 em atendimento médico e hospitalar, com um veículo à disposição, além de enfermeiros. Até os pets tiveram acompanhamento de veterinário, pois foram trazidos cerca de 31 animais, na sua maioria cães, para o abrigo, e uma gata. Todos que receberam doações diversas, inclusive eletrodomésticos vão ter apoio da Prefeitura para levar para casa o que ganharam.
PRÓTESE LEVADA PELA ÁGUA
Uma das situações mais dramáticas dos abrigados é a de Claudia Beatriz Peres da Silveira, 56 anos, que teve a prótese da perna direita levada pela enchente. Ela foi a primeira a ter que sair de casa devido à sua condição de cadeirante. Assim que saiu foi levada em segurança para a casa de um primi, no bairro Boa saúde, levando 20 minutos para chegar lá.
Nesse período a água já estava na altura das coxas dos seus familiares. Também uma amiga idosa, que morava em um cômodo anexo à sua casa foi resgatada. Ao todo, foram resgatados das águas em diferentes bairros de São Leopoldo, incluindo a Vila Chácara dos leões e Santos Dumont, foram oito adultos e seis crianças. Inclusive a mãe de uma nora de Claudia Beatriz teve que sair da casa. Ela deu o seu telefone para contato, que é o mesmo do pix, se alguém quiser ajudar na compra de uma prótese nova: (51) 981.896.911. “Por favor, quem puder me auxiliar na prótese, me ajude”, pediu a idosa.
“RETIREI A FAMÍLIA E 2 CÃES”
O Morador do bairro Santos Dumont, Antônio Marcos, 37 anos, que é construtor, comenta que teve tempo de siar de casa com a esposa dois filhos, um de 12 e outro de 8 anos, além de duas cachorras, a pit bull Kiara e a SRD Fusarca. “Eu retirei a minha família de casa numa quarta-feira, por volta das 15 horas, mas saí lá pelas oito da noite, e foi quando a água entrou pra valer dentro de casas, e perdemos todos os móveis, camas, geladeira e roupas. Graças a Deus saímos com vida eu e a minha família, além dos pets”, afirmou.