Colunistas
Panela de Pressão – 27/05/24
Raul Petry
MÃO ÚNICA
Temos em tramitação na Câmara de Vereadores de Ivoti, o Plano de Mobilidade Urbana. De longe, o que mais polêmica gera e vai gerar ainda, é a possível transformação da Av.Presidente Lucena em mão única. Vamos lá. Este assunto praticamente não foi debatido na Câmara de Vereadores. Está lá uns 3 meses no mínimo e eu pensei que ia ficar engavetado até o ano que vem no mínimo. De repente queriam votar o projeto nesta ou na semana que vem, incluindo a proposta do autor do estudo da transformação da Av.Presidente Lucena em mão única. Isto não quer dizer que seria feito logo, mas a janela estaria aberta para isto acontecer. Uma vez autorizado, sabe-se lá o que seria da Av.Presidente Lucena. O vereador Pires pediu vistas do projeto de mobilidade para o assunto ser discutido mais. Sei lá, só por causa de um pouco mais movimento na hora de pico, implementar uma atitude tão radical.
DEFENSOR
Um dos defensores da mão única é o vereador Satoshi. Ele alega que daqui a 10 anos vamos nos arrepender se não for feito agora. Pelo menos ele reconheceu que não temos vias paralelas à avenida principal para absorver o tráfego da Presidente Lucena. Vamos tirar todo o tráfego da avenida principal e jogá-lo aonde? Nem a Castro Alves tampouco no outro lado, temos vias capazes para absorver o intenso tráfego da Av.Presidente Lucena. Satoshi é dos vereadores que, quando tem uma ideia na cabeça defende com unhas e dentes. Não sei mesmo porque ele é a favor da mão única. Por enquanto não precisamos nem discutir este assunto porque está longe de ser necessário. A Av.Presidente Lucena pode ficar anos como está sem problema algum. Pelo mesos até o poder público oferecer uma via parecida para absorver o trânsito que hoje corre por ela.
CASTRO ALVES
A Av.Castro Alves tem projeto pronto para a sua duplicação. Mas daí isto acontecer vai uma distância muito grande. E quando for duplicada, vai mal e mal dar conta do intenso tráfego de veículos que passam por ali todos os dias. No outro lado, temos a Régis Bittencourt, que, em boa parte, dá conta do recado. Hoje a Regis Bittencourt já absorve uma boa parte dos veículos que fogem da Av.Presidente Lucena. No entanto, falta muito para dotar a cidade de infraestrutura viária capaz de possibilitar que realmente pensemos em transformar a Av.Presidente Lucena em mão única. Primeiro provar que a medida é necessária e há capacidade de isto acontecer. Depois se faz a lei.
NEM A PAU
Este projeto envolve muita coisa para ser aprovado sem maior discussão. Nem é preciso discutir, basta fazer uma enquete com a população para ver o que ela acha. Marli Heinle Gehm já avisou que, enquanto ela viver, vai lutar para este assunto não prosperar. E sem o voto dela o Executivo não consegue a aprovação. Ela disse taxativamente que, enquanto estiver por aqui, vai lutar para ficar como está.