Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 28/05/24

28/05/2024 - 06h00min

Atualizada em 28/05/2024 - 09h20min

Raul Petry

LAMBANÇAS

Olha, eu vou te contar, a quantas andamos com nossos vereadores. Como em qualquer lugar, uns são melhores do que outros. Marli Heinle Gehm tem um nível intelectual bom, foi professora a vida toda e por aí vai. De qualquer maneira não deve ter ficado muito tempo em sala de aula. Ela e Maria são muito parecidas, não é só na alta frequência em velórios e pouca freqüência em sala de aula. Ambas são políticas e por isso nãos e cruzam muito bem. Na verdade, tem apenas uma diferença crucial. Marli gosta de presentear e é bonito o que ela faz. Todos os anos, no meu aniversário, tenho um presente garantido, senão o único. Maria é o contrário, mão de vaca de marca maior. Dali não se arranca um centavo. Ela faz uma campanha pobre, mas o que oferece compensa. Maria já ajudou muitas pessoas, cuja vida é uma gratidão dela. Foi cassada por fazer o bem. Mas não peçam dinheiro a ela. O mais impressionante é que não gasta e não tem. Vocês hão de perguntar para onde vai o dinheiro de três aposentadorias que acumula. Este mistério é igual ao da Nossa Senhora de Fátima. O dinheiro dela simplesmente evapora.

EMERGÊNCIA

Na segunda-feira da semana passada um dos assuntos foram os polêmicos decretos de calamidade pública, posteriormente transformado em decreto de emergência pela administração municipal. Como nova devota do prefeito, pois Marli se filiou ao PP de Martin, ela resolveu explicar porque Ivoti tem decreto de emergência. Como estamos em ano eleitoral, tudo repercute mais. Ela disse que, como o governador citou Ivoti como um município em estado de emergência, a administração municipal se obrigou a fazer o decreto para atender a fala de Eduardo Leite.

OUTRA PIADA

Acho que não tem problema algum, se houve açodamento por parte da administração em fazer qualquer dos dois decretos, pois não era o caso de um, tampouco do outro, tudo bem, fez tá feito. O problema é quando se quer explicar o inexplicável. Ivoti ajudou Novo Hamburgo com entrega de água potável. Parabéns. A Prefeitura socorreu São Sebastião do Caí. Parabéns. Era o mínimo que se espera das pessoas que podem e dos municípios vizinhos. Mas para isso não precisa decreto de emergência. Isso é uma piada. Quando alguém precisa ser socorrido numa catástrofe, tem que largar tudo e ajudar, como centenas de municípios fizeram do Brasil inteiro. Talvez o máximo que se exigiria seria a aprovação da Câmara de Vereadores. Era só o que faltava ter que decretar estado de emergência para poder ajudar quem perdeu tudo como andavam dizendo. Sinceramente alguém que defende um troço desses tem que ser internado. Sabe-se que o Brasil está doente, mas não podemos chegar ao ponto de pedir autorização para salvar vidas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.