Notícias
ELEIÇÕES 2024: em Herval, situação segue em busca do vice; oposição já têm nomes definidos
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | O mês de maio está chegando ao fim e, junto disso, aumenta a expectativa em torno dos possíveis candidatos à majoritária no município.
Pela oposição o nome do ex-prefeito Ademir Schneider segue sendo apontado como pré-candidato a prefeito pelo União Brasil. Junto dele está Graciela Sartori, que deve ir como vice pelo PP. A coligação ainda conta com PSDB e Cidadania.
Agora, a dúvida ainda paira na situação. Gilnei Capeletti, vice-prefeito por dois mandatos de Mara Stoffel (PDT), já foi anunciado como pré-candidato ao Executivo pelo MDB. No entanto ainda não há confirmação de quem será seu vice.
O que se sabe, dos bastidores, é que essa pessoa deve vir do PDT ou PSB.
No PDT, os cotados são os vereadores Félix Alles e Diego Lechner; mas também foi mencionada Liane Backes, atual chefe de gabinete de Mara.
Já pelo PSB, são cogitados os vereadores Leandro Lechner Kich e Tânia Vier.
Dentre estes, o mais provável é que Tânia seja escolhida. No entanto, apesar de o nome dela ser forte, internamente há certo receio de rejeição pelo episódio de 2020 – quando se tornou a vereadora mais votada da história, mas assumiu a Secretaria de Saúde até o início deste ano. O que é comum em outros municípios, aqui, gerou diversas críticas.
A coligação se mantém entre o MDB, PDT e PSB. O PT também deve apoiar, porém, tudo aponta que não irão por candidatos.
Convenções
As convenções estão se aproximando. Elas devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando os nomes serão apresentados de forma oficial.