Região
Autorizadas as obras para a ponte da BR-116 entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul
Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve no local onde assinou o documento
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis/Caxias do Sul – Foram autorizadas na manhã de terça-feira, 4 de junho, as obras emergenciais de construção da nova ponte sobre o Rio Caí, no quilômetro 174 da BR-116, divisa de Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Assinaram a autorização o ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, e o superintendente da autarquia no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva. A nova travessia vai substituir a ponte de colapsou em decorrência das chuvas e enchentes que atingem o estado há mais de um mês. O custo será de aproximadamente R$ 31 milhões. A obra tem prazo de execução de 480 dias e os serviços iniciam pela elaboração dos projetos de engenharia e demolição da estrutura antiga, já que a nova ponte será erguida no mesmo local.
CARACTERÍSTICAS DIFERENTES – A nova travessia terá características diferentes da estrutura que colapsou, sendo mais comprida e com acostamentos. De acordo com o anteprojeto, a ponte deve ter 180 metros de extensão e largura de 13 metros. Ela será um metro mais alta, já prevendo a última cheia. Estes são dados do anteprojeto e podem sofrer alterações no projeto final que será desenvolvido pela empresa Cidade.
Ponte provisória
Paralelo à ponte, equipes do DNIT finalizam o enrocamento nas margens do Rio Caí para a instalação uma ponte metálica. A previsão é de que a instalação desta ponte provisória ocorra nos próximos dias. Após a conclusão desta fase, será instalada a ponte provisória do tipo Logistical Support Bridge (LSB). Estas estruturas podem transpor vãos de no máximo 60 metros. A etapa deve iniciar na segunda quinzena de junho, com expectativa de liberar o tráfego até o final do mês.