Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 05/06/24

04/06/2024 - 17h00min

Raul Petry

TURISMO

O último domingo foi um divisor de águas, o antes e o depois. O mês de maio foi como se não tivesse existido para certas atividades como o turismo. As pessoas ficaram em casa, porque nem tinham como se locomover. A maior parte das estradas apresentavam interrupções. A desgraça estava no ar que se respirava no meio de dias chuvosos ou simplesmente nublados. Sol que é bom foram dois ou três dias. De resto só chuva e chuva. Foi a terceira grande enchente em menos de um ano e nesta terceira houve mais uma segunda. Os prejuízos foram os maiores que se viu no Brasil desde o descobrimento.

ADIAMENTOS

Uma boa parte dos eventos de maio foram cancelados e alguns remarcados. Ivoti está no meio do bolo. A Feira do Mel, a mais tradicional do município, não pode ser realizada e até agora não se sabe o que vai ser dela. Concordo com havia dúvidas até o último fim de semana. Mas aí aconteceu um verdadeiro fenômeno.

FENÔMENO

A chuva parou, as águas baixaram, as atividades voltando ao normal e o lindo dia de domingo. Ele foi perfeito, perto do que se viu em todo mês de maio. Não tinha como pedir mais a Deus. Sol, nenhuma nuvem, 25 graus e estradas em condições de trafegabilidade. Não deu outra. Aqui em Ivoti como em todas as cidades, as pessoas vieram como uma manada. O Núcleo de Casas de Enxaimel lotou. Era como se estivesse acontecendo um dos nossos grandes eventos. Estacionamento cheio e pessoas tomando conta do Núcleo. Foi como se não tivesse existido a grande e destruidora enchente. A alegria voltou, era preciso. Todos lamentam pelas vítimas e pessoas que tiveram prejuízo, mas a vida continua.

SURPRESOS

Os feirantes ficaram surpresos com o movimento e a cervejaria transbordou de gente. A Adoma poucas vezes viu tanta gente nas suas dependências. Ou seja, todo mundo saiu lucrando. No rosto das pessoas se via a necessidade de um momento de lazer, de espairecer um pouco.

FEIRA DO MEL

Se havia alguma dúvida quanto a realização da Feira do Mel, ela desapareceu no domingo. A Feira do Mel vai trazer milhares de pessoas a Ivoti. Concordo que até semana passada o clima não era dos melhores. E eis que Deus mandou um domingo esplendoroso para nós e deixou em todos em sentimento de que a Feira do Mel não pode deixar de ser realizada. Ela é um evento que se vende por si só, pela sua tradição, pelas delícias que oferece, pelo local bonito e aconchegante. Se num domingo comum compareceram milhares de pessoas no Núcleo, o que imaginar numa Feira do Mel. Vamos arregaçar as mangas e botar ela de pé. É isso que as pessoas estão esperando. Viva a Feira do Mel, Rosca e Nata!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.