Região
Previsão para os próximos dez dias indica acumulados altos de chuva, aponta MetSul
A tendência de chuva para os próximos dez dias em todo o Brasil aponta grande parte do país ainda sem registro de precipitação por conta de uma grande massa de ar seco sobre centro do país. O destaque principal, porém, é o retorno da chuva para o Sul, com volumes altos em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Conforme prognóstico da MetSul Meteorologia para os próximos dez dias, ao contrário do restante do Brasil que não deve ter precipitação, no Sul o panorama muda. Depois de uma primeira quinzena do mês de chuva escassa e temperatura muito acima da média, a instabilidade retorna e a precipitação volta a ser mais frequente, como é o normal nesta época do ano, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A chuva indicada para os próximos dez dias no RS deve somar entre 50 mm e 100 mm na grande maioria dos municípios gaúchos, mas haverá pontos em que as precipitações até o dia 20 de junho podem somar de 100 mm a 150 mm, com registros isolados superiores.
Uma frente fria alcança o Estado no fim de semana e vai ficar quase concentrada devido ao bloqueio atmosférico. É uma situação semelhante ao que se viu no fim de abril e no começo de maio, mas com uma diferença importante. Na ocasião, havia ar muito frio sobre a Argentina e muito quente sobre o Brasil, o que favoreceu volumes extraordinários, porém, desta vez, a atmosfera estará mais aquecida no Centro da Argentina, com menor diferença de temperatura, com volumes de chuva não tão altos.
Mesmo assim, conforme a MetSul, considerando a fragilidade da infraestrutura rodoviária, o assoreamento de rios e da macrodrenagem urbana, além da instabilidade do solo em áreas serranas, a chuva tem potencial de trazer alguns transtornos que normalmente não trariam em situação normal antes das grandes enchentes.