Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 19/06/2024

19/06/2024 - 06h00min

Atualizada em 20/06/2024 - 16h07min

Mauri Marcelo Toni Dandel

DURO

-O repasse de ICMS aos municípios fechou em R$ 322.511.320,73 nesta semana, quando se esperava mais de meio bilhão de reais.
-Ou seja, uma queda de R$ 223 milhões, mais de 40% a menos.
-Esses números são o resultado da maior tragédia ocorrida, ou seja, se não tivermos ajuda do governo federal e formas, vai ser difícil para os municípios se reerguerem. E não falo só dos atingidos, falo de maneira geral, pois nenhum município é uma ilha. Quer ver? Pense em 5 empresas da sua cidade e analise se destas 5, pelo menos 4 não dependem de outras cidades para a compra de seus produtos ou serviços. Pois é…

A TRAGÉDIA PEGOU TODOS

Isso quer dizer que uma empresa daqui, que venda para Porto Alegre, Lajeado, Canoas ou qualquer outra cidade, está vendendo menos, faturando menos e, com isso, gastando menos combustível e tudo mais. Ou seja, a roda está girando mais devagar. N O reflexo já está nas ruas, nas vendas, na movimentação na BR-116…

E AGORA?

Não são apenas as pessoas que perderam suas casas ou que perderam familiares na enchente que precisam de ajuda do Estado e da União. Na pandemia, se pagou até salário de empresas para não fecharem ou demitirem, e agora, Luis Inácio?

FAMURS

-A Famurs vem fazendo um trabalho importante sobre deixar em pratos limpos a real situação dos municípios. Mas, será que alguém lá em cima vai abrir as torneiras para ajudar os municípios?
-Estamos com o pires na mão, mas o RS não é “um pedinte qualquer”. Ao contrário. “Digamos” que o RS paga de impostos para Brasília algo em torno de 40 bi, mas de lá só recebe 10 bi. “É só um exemplo hipotético”, mas… O que você diria sobre isso?
-Agora, algo curioso sobre a Famurs. O presidente é Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, cidade que nunca ouvi falar. De verdade! Pois então, esta cidade se emancipou de Aratiba (de onde temos muitas pessoas morando aqui e que se emancipou de Erechim). Ou seja, perto da Terra do Badin.
– Mas, como um prefeito de uma pequena cidade da barranca do Uruguai, que se emancipou em 1992 (junto com Morro Reuter) chega a presidente da Famurs? Acontece que desde 2005 há um acordo em que cada um dos partidos com mais prefeitos eleitos no RS indicam o presidente, dessa forma, não tem disputa. E neste ano, caberia ao PTB (hoje PRD), que foi o 4º com maior número de prefeitos eleitos em 2000 indicar seu prefeito. Aí está, amigos, a explicação!

COLUNA DOS PARABÉNS

– Felicitações à taQi pelo reposicionamento da marca. Em vez do “taQi tá em casa”, agora o novo conceito é “taQi, tá com você”. Olha o resumo do que explicou o diretor da taQi, Rogério Knebel: “estar ao lado dos nossos clientes, tanto em suas casas quanto em suas empresas”. Parabéns!
-Felicitações à Prefeitura que está asfaltando mais uma “leva” de ruas. Há meio ano foi “umas 40”, agora são mais 14 ruas com capeamento!
– Dia 29 deste mês tem o Kerb de Rua Arranks no Travessão.
– A mensagem positiva do dia: “E se não houver outra vida depois dessa, essa aqui você viveu de verdade?”, Lucas Amadeu. Ótima “segunda”, todo dia é segunda!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.