Região
Ivotiense em tratamento paliativo realizará o sonho de casar e batizar a filha no hospital
Aos 24 anos, a ivotiense Katrine Hanauer luta bravamente contra um câncer descoberto há cerca de três meses. A doença, que já está em estágio avançada, impõe a ela a possibilidade de realizar, apenas, o tratamento paliativo, ou seja, já não há possibilidade de cura, mas é buscada a continuidade de sua vida através de medidas que permitam que ela conviva com a enfermidade.
Apesar do diagnóstico e da gravidade da doença, que já começa a debilitar Katrine, a situação não é um limitador para que ela possa realizar seus sonhos. Desta forma, nesta sexta-feira, dia 21, ela terá um dia mais do que especial e poderá concretizar dois de seus maiores desejos: o casamento e o batizado de sua filha de 1 ano e 7 meses.
Para que tudo ocorra da melhor forma possível, uma grande rede de solidariedade se formou no município, entre amigos e familiares, para ajudar Katrine e sua família na realização dos sonhos dela.
Desde os alimentos para a festa, até os itens necessários para a decoração, tudo foi conseguido graças ao apoio recebido. “A única coisa que não conseguimos foi uma peruca”, relata a mãe Patrícia Hanauer, que acompanha a situação da filha, com toda a dedicação e apoio.
Sonhos para a vida
Conforme Patrícia, tudo começou há algum tempo, já após o diagnóstico do tratamento paliativo, quando uma das médicas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde ela está internada, sugeriu que ela elencasse alguns dos desejos que gostaria de realizar.
“Ela disse que a primeira coisa que gostaria de fazer quando saísse era ir para a Praia do Rosa (em Florianópolis), mas a doutora disse que não teria como realizar este desejo, pois não há previsão de alta. Foi então que a Katrine disse que gostaria de casar e batizar a filha”, relata a mãe.
As cerimônias chegaram a ser marcadas, inicialmente, para a semana que vem. Entretanto, o estado de saúde de Katrine exigiu a antecipação e, por isso, tudo acontecerá a partir das 14 horas desta sexta-feira.
Com direito a recepção no saguão do HCPA e as cerimônias na capela do hospital, a ivotiense conseguirá realizar os sonhos de sua vida.
“Ela está feliz”, conta a mãe
Muito debilitada pelo avançado estado do câncer, Katrine tem em sua rotina a mescla dos momentos de descanso, tratamento e de lucidez, acordada. Apesar da situação delicada e de estar ciente de que seu tratamento é paliativo, a realização dos sonhos surge como injeção de ânimo e energia para a jovem continuar lutando.
“Ela está fraca e sonolenta, pois faz parte das fases do câncer, mas está bem feliz. Nos momentos em que está lucida e acordada, fica bem ansiosa. Será um dia de princesa para ela. Terá manicure, maquiagem, tudo para aproveitar o dia”, destaca a mãe.
Em razão das solenidades acontecerem no hospital, a entrada será limitada a 25 pessoas. Por isso, apenas familiares próximos e padrinhos da filha, a pequena Isis Valentina, poderão assistir.
Múltiplos sentimentos
O câncer é, de forma geral, sempre uma doença difícil para o portador, mas, também afeta aqueles que estão ao lado do paciente. Com Katrine e sua família, não é diferente. Ao mesmo tempo, a alegria de ver que a jovem realizará seu grande sonho contrasta com a preocupação pelo momento delicado que atravessa.
“É difícil até de falar. É muito difícil (ver o sofrimento da filha) como mãe, mas, ao mesmo tempo, estou feliz que ela conseguirá realizar o sonho de casar e de batizar a filha”, conta Patricia.
Da mesma forma, o marido, Mateus Henrique, também vive a divisão destes múltiplos sentimentos. “Ele está bem contente também, por poder ajudar a realizar tudo o que ela quer. Ele é bem parceiro e carinhoso”, complementa a mãe de Katrine.
Como ajudar
Além de fornecer uma peruca, necessidade de Katrine para o casamento, que pode ser atendida em contato direto com a mãe, voluntários organizaram duas rifas para auxiliar a família com os custos do tratamento. Serão dois sorteios, de uma faxina e uma extensão de cílios. Há, ainda, uma chave pix disponibilizada pela família para recebimento de doações.
- Contato de Patricia: 51 98048-0959
- Contatos para aquisição da rifa: Luana (51 99940-3500) e Karine (51 99709-5742)
- Pix da família: chave CPF 007.977.710-42