Notícias
Asfalto que encurta em 30 km o trajeto até Gramado está praticamente pronto; confira como está a obra

Por Cleiton Zimer
A obra de asfalto entre as cidades de Santa Maria do Herval e Gramado na ERS-373 – que encurta o trajeto entre a Capital e Serra em mais de 30 km – está praticamente pronta.
O Daer ainda não forneceu uma atualização sobre o andamento, mas, percorrendo a via entre as localidades de Boa Vista, Alto Padre Eterno, em Herval; e Serra Grande, em Gramado; nota-se que o asfalto está concluído em quase toda a totalidade.
Trecho do trevo
O único trecho que ainda resta é no trevo que será construído para o acesso secundário pela “Rua da Pedreira”, em Alto Padre Eterno. Neste ponto ainda há estrada de chão batido, cerca de 300 metros.
Local onde será construído o trevo de acesso à “Rua da Pedreira” ainda não foi pavimentado
E, claro, falta a sinalização vertical e horizontal em praticamente toda a rodovia.
Mas…
A notícia anima, principalmente turistas e moradores do Teewald (Herval). Mas, é preciso levar em consideração o trecho que antecede a nova obra: entre o Centro de Herval e Boa Vista. Além do trecho de Serra Grande. Há diversos buracos na rodovia, numa situação crítica e que prejudica a trafegabilidade.
Buracos antes da obra prejudicam os motoristas
Por isso, fica o alerta: quem quiser usar o trajeto mais curto ainda terá de enfrentar buraqueira por cerca de 10 km. As prefeituras chegaram a fazer tapa-buracos paliativos mas, com as chuvas, o material não dura.
A via é de responsabilidade do Daer e uma obra de recuperação para o trecho de Herval está prevista, mas, não foi informado prazo para a execução.