Colunistas
Panela de Pressão – 04/07/24
Raul Petry
FEIRA DO MEL
É claro que a Feira do Mel, Rosca e Nata neste final de semana trará muita gente para Ivoti. Mas não tanto quanto no fim de semana anterior. É que a previsão de tempo não é a mesma e tempo nublado se por acaso acontecer, não é a mesma coisa que sol a pino. Quanto ao frio não tem problema quanto tem sol. Agora um vento minuano e com frio, aí afugenta algumas pessoas. De qualquer sorte a Feira será boa e o sucesso garantido. Ainda no último domingo, os produtores de roscas deixaram um monte de gente na fila sem conseguir comprar. É que acabou o estoque e as pessoas ficaram de mãos abanando.
NÚCLEO
Eu sempre achava que Ivoti não tinha nenhuma possibilidade de virar uma cidade turística e não tem mesmo. Não temos atrações para segurar um turista aqui por mais de um dia. O cara nem dorme aqui. Defendi, isto sim, incentivar o turismo de eventos, este sim, na minha ótica, traria bons resultados. Na época só tinha o kerb. Achava que tínhamos que incentivar as festas, a única maneira de trazer para cá turistas a fim de gastar aqui. Aí surgiu a Feira das Flores e a Feira do Mel, Rosca e Nata. O Natal é embrionário e não dá para contar. Mesmo porque tem muita concorrência de municípios como Dois Irmãos, por exemplo, onde o Natal dos Anjos está consolidado. Aí surgiu o Festival da Cachaça, um grande evento que tem muito futuro. E, por fim, o incentivo a difundir a Páscoa. Faz dois anos que Ivoti investe na Páscoa e o resultado tem sido melhor que o esperado. Pronto, temos os eventos e temos onde realizá-los.
DINHEIRO PÚBLICO
Muitas pessoas, por incrível que pareça, são contrárias a gastos da municipalidade com eventos. Elas acham que é dinheiro jogado fora. Em primeiro lugar, as pessoas precisam se divertir. Em segundo lugar, Ivoti precisa trazer pessoas de fora para cá a fim de gastar. A economia da cidade ganha com isso. Quanto dinheiro os visitantes de fora deixaram na cidade por ocasião do primeiro fim de semana da Feira do Mel. São compras que fazem no local da Feira, gastos com os feirantes, cervejarias, enfim, deixam muito dinheiro. Os postos de gasolina vendem mais gasolina, os restaurantes atenderam mais pessoas que almoçaram aqui e depois foram na Feira do Mel. Trata-se de uma gama de gastos que são deixados aqui movimentando a economia do município.
RÁPIDA
A solenidade de abertura foi mais rápida desta vez do que em comparação com anos anteriores. É que os que usaram a palavra foram mais concisos e não se estenderam muito. Em anos anteriores tinha um que falava demais e se estendia até o povo quase perder a paciência. Desta feita ele não estava no palanque. É gente fina, só que detalhista demais. Não chega a ser defeito, mas as pessoas detestam via de regra solenidades e querem logo ir para o que interessa.