Região
Prazo para cadastro no no Auxílio Reconstrução vai até amanhã
Região – O prazo final para que as prefeituras dos municípios em situação de emergência ou calamidade pública no Rio Grande do Sul inscrevam novas famílias para receber o Auxílio Reconstrução do governo federal é nesta sexta-feira.
De acordo com informações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, até terça-feira, 158 municípios ainda não haviam cadastrado os moradores desalojados ou desabrigados pelas cheias ocorridas em maio. Estas famílias poderão receber um auxílio de R$ 5,1 mil, em pagamento único.
No total, 444 municípios gaúchos têm reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública vigente e devem solicitar o benefício para cada família que resida em áreas efetivamente afetadas pelas enchentes.
O governo federal tem como meta atender 375 mil famílias no Rio Grande do Sul, totalizando recursos de R$ 1,9 bilhão destinados ao Auxílio Reconstrução.
O sistema para o recebimento das informações das prefeituras começou a operar em 22 de maio. A pedido da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, o governo federal prorrogou o prazo para o cadastro, que inicialmente era até 25 de junho.