Geral
ELEIÇÕES 2024: Nova Petrópolis terá quatro candidatos à Prefeitura
Quatro dos nove atuais vereadores estão na corrida pela majoritária, seja como prefeito ou como vice
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O período de campanha eleitoral está se aproximando e Nova Petrópolis deverá ter quatro candidatos à Prefeitura que estão sendo definidos nas convenções que ocorrem em Nova Petrópolis desde o início do mês.
Um dos primeiros a se declarar pré-candidato foi Charles Paetzinger, atualmente no PSD, que terá como vice Lila Petry, do PL. Ambos já estão em pré-campanha e frequentemente vistos juntos nos eventos de Nova Petrópolis. Quem também está se articulando é o ex-prefeito Régis Hahn, que vem pelo Progressistas e terá como vice o ex-vereador Jerônimo Sthal Pinto, do PDT. Os vereadores Daniel Michaelsen, que agora está no Republicanos, e o vereador Alexandre da Silva (PSB) vão se coligar em uma terceira via. A quarta coligação é a dos partidos que atualmente estão no poder Executivo, PSDB e MDB, mas com duas situações. A primeira é que nem o prefeito Darlei nem o vice Martim Wissmann vão concorrer. A outra é a inversão da ordem: quem vai para prefeito é o MDB, com o vereador Josué Dreschler. A também vereadora Kátia Zummach será a vice da coligação.
Cenário de políticos
O cenário político desde ano na corrida pela majoritária está formado basicamente por pessoas que já foram vereadores, com exceção de Lila, que foi candidata em 2012 e fez 234 votos (1,73%). Daniel, Alexandre, Josué e Kátia são atuais vereadores, o que significa que o Legislativo terá grandes mudanças em 2025. Lelo e Charles são os únicos com experiência no Executivo, experiência esta que vem da vez que atuaram juntos, como prefeito e vice, de 2017 a 2020.