Coluna Presidente Lucena
Cândido Nascimento -07/08/2024
RUA DOS FAZENDEIROS
O prefeito Gilmar Führ, o Nack, assumiu a Secretaria de Obras com as férias do Carlos Schaeffer (Kol), que volta no início da semana que vem. A segunda-feira desta semana teve sol e foi realizado pelo setor um trabalho de limpeza em um trecho que faltava na Rua dos Fazendeiros no antigo Arroio dos Ratos, hoje Pôr do Sol. Aliás, o nome Pôr do Sol é bem mais bonito que o antigo. Nessa mesma localidade está prevista uma melhoria no ginásio da Escola Roberto Silveira (em processo de licitação).
AGRICULTURA
Também foi feita a lavração e o serviço de distribuição de esterco e nas roças dos produtores rurais, conforme a solicitação dos mesmos agendada junto à Secretaria da Agricultura. Esse serviço é prestado através dos benefícios proporcionados Pro In Rural, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores há tempos atrás.
COMBATE
Outro serviço que é de fundamental importância é o constante combate ao borrachudo, que é um inseto que incomoda moradores e os colonos que trabalham dia e noite nas roças. Para quem é alérgico esses voadores causam bolas vermelhas e manchas na pele de quem é mais sensível. Tem gente que trabalha de calça e camisa longa no inverno e usa repelente para afastar essa praga de si e prosseguir no serviço da roça. A equipe das obras colocou o BTU nos córregos do Município para evitar a propagação desse inseto que engorda sugando o sangue humano.
CAMINHÓDROMO
Segue a obra do caminhódromo junto ao Parque Egon Gewehr, no entorno do laguinho da Câmara. Esse local já recebeu um embelezamento que valoriza o paisagismo e atrai as famílias que quiserem conhecer o Município e ver locais diferentes e com uma bela natureza e sombra no entorno. A pista é de 983 m² e o valor da obra é R$ 128,9 mil. Ali faz parte de um projeto mais amplo, com a abertura de dois caminhos junto à área de matinho existente entre a Prefeitura e a Câmara.
FEIRA
Acredito que a Feira do Produtor Rural e do Artesanato é algo para continuar e não parar de vez. Além de valorizar os produtos locais, direto da roça, frutas e verduras, e mais os produtos da agroindústria (pães, cucas, linguiças, rapaduras, etc) e flores. No artesanato tem os panos de pratos e artefatos de madeira e cuias de chimarrão, entre outros. Ali pode ter um setor e divulgar folders de cafés, restaurantes e pousadas. Quem sabe ter uma sala para atendimento turístico no futuro. É tudo uma questão de investimento em qualidade de vida e pensando no que o Turismo poderá trazer de bom para o desenvolvimento local.
SCHNEIDER
Nesta semana já foi concluída a colocação dos gabiões (telas com pedras) para evitar problemas de possíveis erosões na via, que poderiam prejudicar o asfalto da rua Pedro Heylmann, que segue do Centro no sentido à Picada Schneider. Nesta semana conclui a drenagem e, assim que parar a chuva começa a colocação da base para asfalta essa via.