Conecte-se conosco

Região

Casas provisórias para atingidos pela enchente já estão em construção

07/08/2024 - 15h03min

Atualizada em 07/08/2024 - 15h06min

Foto: Nadine Dilkin

Construídas em empresa de Ivoti devem ser entregues em um prazo de noventa dias

Por Nadine Dilkin e Anie Julie Rodrigues

IVOTI – A Visia Construção Modular, instalada em Ivoti, foi selecionada para a fabricação das 500 casas provisórias que serão destinadas pelo governo do Estado para famílias que perderam seus lares nas enchentes de maio. A casa já sai pronta da fábrica, com alto padrão de qualidade, onde o processo de construção utiliza tecnologias avançadas.

O estado fez uma concorrência emergencial em função das enchentes, a Visia participou e foi a ganhadora.

“A gente que é gaúcho, tem o espírito de reconstrução, a gente se sente muito satisfeito por contribuir para essas famílias que estão desabrigadas. E que as pessoas tenham um produto de excelente qualidade e possam ter um lar de novo”, relata o engenheiro civil Alexandre Soares.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

Como na indústria automotiva, as casas são produzidas em uma linha de montagem, por etapas e de forma padronizada. A empresa trouxe da Europa um sistema construtivo, usando o chassi metálico galvanizado a fogo, que tem uma garantia de maior durabilidade.

A montagem dos módulos em sequência de fluxo contínuo inicia pela caixaria. As peças do piso rolam em cima de esteira e são soldadas com os pilares e o teto. Em seguida, a peça é içada e soldada com o telhado. É feita a pintura e o bloco vai para a fase de acabamento.

A estrutura da casa é feita em duas partes, que depois são unidas. Uma é da parte da sala e quarto, e outra do banheiro e cozinha. A montagem é separada por estações como: a elétrica embutida, a colocação de lã de manutenção térmica e acústica e as chapas de parede de fechamento. As paredes são de concreto especial de fibra de vidro e o acabamento tem a colocação de piso e pinturas. As casas já são entregues com móveis.

10 DIAS

Todas as casas devem ser entregues em 90 dias e a expectativa de produção é de 10 casas por dia. O governo orienta o destino das casas e as prefeituras são responsáveis pela elétrica e hidráulica dos terrenos. Já foram entregues 30 casas em Encantado. Os outros locais estão em processo de seleção. A produção começou no final de julho.

Engenheiro civil Alexandre Soares mostrando a casa pronta. Foto: Nadine Dilkin

SOBRE A EMPRESA

A Visia Construção Modular, foi fundada na década de 70 em Erechim, inicialmente com a fabricação de pré-moldados. Há cerca de 10 anos a produção se mudou para Ivoti. O engenheiro conta que Ivoti foi escolhida por ter uma mão de obra mais qualificada e proativa.

Os principais clientes da empresa são entidades governamentais dentro e fora do estado. Os produtos fabricados são escolas, unidades de saúde e residências, sempre moduladas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.