Região
Natureza: estudantes da Escola 25 de Julho, de Picada Café, gritam e querem seu apoio para cuidar do meio ambiente
Picada Café – A manhã fria dessa segunda-feira, 12, não foi empecilho para um grupo de cerca de 25 estudantes da Escola Municipal 25 de Julho. Afiados e afinados, sabendo detalhe por detalhe, os meninos e meninas do quinto ano da escola, sob coordenação das professoras Thaís Stoffel e Janaína Trierweiler, receberam a imprensa local e regional para explicar detalhadamente o projeto “Plantando o Futuro”, ação essa que ocorre nesta terça-feira, 13, e vai plantar árvores de diversas espécies ao longo do Rio Cadeia e Arroio Santa Isabela. E o “grito” é para que cada um colabore a sua maneira, como pode, para ajudar o meio ambiente.
QUINTO ANO EM AÇÃO: PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE
A ação desta terça-feira vai reunir vários órgãos e chamar a atenção para a natureza. E a necessidade de agir provém de um estudo detalhado, uma saída de campo, com visitas em diversos pontos da cidade e até fora de Picada Café, de palestras com especialistas. Coube aos estudantes Jonathan Rafael Mewius, Cecília München, Artur Hoffmann Knorst, Maria Lúcia Buttenbender, Katharina Cecília Michaelsen e Bruno Castoldi detalhar o projeto e explicar a importância do preservar. “Dentre as visitas técnicas nós fomos a Igrejinha onde está localizada a nascente do Rio Cadeia. Uma pequena nascente que desce por cidades e se transforma num grande rio, um grande rio que causa estragos e não preservarmos o meio ambiente”, frisou Jonathan.
COLETA DE LIXO
Outra ação desenvolvida pelos estudantes foi visitar pessoas da comunidade. Pessoas que sentiram na pele e viveram a enchente de 1982, tida até hoje como a maior de todos os tempos. No caminho, explica a aluna Katharina Cecília Michaelsen, foram coletados resíduos jogados pelos humanos no meio ambiente. “Num pequeno espaço coletamos muito lixo. E é isso que queremos chamar a atenção. Queremos conscientizar os jovens de hoje que levem essa lição para casa e que possam, de alguma forma, levar aos pais para que contribuam com a limpeza e automaticamente com o meio ambiente”, detalhou.
Dia da Parada Consciente
O estudo realizado pelos alunos do quinto ano da Escola Municipal 25 de Julho quer muito mais que chamar a atenção para o desmatamento e outras questões que causam as enchentes. O dia de hoje se tornou o “Dia da Parada Consciente”, ação essa que ocorre das 8 às 11h30. E os estudantes querem a união de todos para que juntos façam o “Dia da Parada Consciente”. “Assim como há várias datas comemorativas e dias específicos dedicados a alguém ou algo, os estudantes criaram mais uma data: o Dia da Parada Consciente. Para isso contamos com o apoio da comunidade para que mais pessoas possam se dedicar um pouco em prol do meio ambiente”, afirmou a professora Thaís. Entre as ações a serem realizadas nesta terça-feira está o plantio de 50 mudas de árvores em locais pré definidos por técnicos na área.