Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 29/08/24

29/08/2024 - 05h00min

Atualizada em 29/08/2024 - 09h27min

Raul Petry

65 MM
Gente, vamos fechar o mês de agosto com 65 mm de chuva em todo o mês. Isto é chuva de mês estiagem. Fosse no verão e a grama começaria a secar rapidamente. Nos meses em que há seca, esta é a chuva normal de um mês. Ou seja, choveu menos da metade da chuva normal de um mês inteiro, que é de mais ou menos 150 mm. Isto que julho já foi seco e choveu abaixo da média.

RESTRIÇÕES

É impressionante o que está acontecendo com o Brasil. Nas eleições fica evidente a que ponto chegamos em todos os sentidos. Se um candidato vai numa inauguração qualquer, ele corre o risco de ser cassado. Por exemplo, esta semana tinha a inauguração da cozinha solidária da Cáritas. O prefeito não foi na inauguração para evitar ter que responder no mínimo processo de cassação. No cotidiano, se um sujeito flerte com uma mulher e ela não gostar, entra com ação de assédio sexual e o sujeito para se incomodar. A recíproca é verdadeira. A vida ficou muito chata. Não há mais espontaneidade nas relações entre as pessoas.

INTERNET
Depois tem o fenômeno da internet. Ela é boa, necessária, facilitou muito a vida das pessoas. No entanto, tem uma coisa que é preciso dizer. Como tudo na vida, tem o lado bem e o lado ruim. A internet diminuiu distâncias entre as pessoas, mas afastou os mais próximos.

DESISTENTES
Na coluna de ontem informei que apenas dois vereadores não concorreriam mais nesta eleição. Na verdade, são três. Borracheiro é candidato a vice, Marlise Graeff e Fabiane Heylmann não concorrerão mais. Portanto, é certo que teremos três novos vereadores.

DUPLICAÇÃO
Não vi até agora nenhum folder contendo os planos de governo dos candidatos. Nos municípios vizinhos eles estão circulando. Dos que vi, nenhum é objetivo e claro naquilo que o candidato pretende fazer. Isto acontece no Brasil inteiro. Nosso sistema eleitoral tem outro defeito. Ele obriga as pessoas a votar. Nos outros países não é obrigado. Nos Estados Unidos, o dia das eleições acontece em qualquer dia útil da semana. As pessoas vão para o trabalho, saem para votar e depois retornam para o trabalho. Se não fôssemos obrigados a votar aqui no Brasil, não passava de 30% o percentual de pessoas que vão votar.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Afinal, quem ganha a eleição em Ivoti. Em vários municípios têm amplo favorito. Aqui em Ivoti vários fatores levam a crer que a eleição será decidida por uma margem bem menor. Para quem achou que isto não aconteceria se enganou. Não se sabe quanto custará a campanha em Ivoti, mas não será pouco dinheiro. De fora não vem quase nada. Os candidatos têm que se virar como podem. Mesmo com o tamanho do fundo eleitoral, grande parte do dinheiro fica nas grandes cidades.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.