Colunistas
Panela de Pressão – 04/09/24
Raul Petry
MICRO-ÔNIBUS
O bairro União vai receber o micro-ônibus equipado para atendimento de saúde. O vereador Volnei Fritsch estranhou que este tipo de atendimento tenha sido agora providenciado logo depois que a campanha eleitoral da situação tenha começado por este bairro. Ao que tudo indica, o micro-ônibus não estava sendo usado.
ENTREVERO
O maior entrevero está acontecendo com a construção do pórtico da Colônia Japonesa. Ele é bonito, identifica de longe a etnia do povo que ali vive, mas já trouxe dor de cabeça para muita gente. A Prefeitura alega que a madeira utilizada na construção do pórtico é pinus, uma madeira inferior e que não dura um ano. De fato, a deterioração do pórtico é visível. A madeira recomendada no edital foi maçaranduba ou equivalente. Este equivalente é o que está gerando toda a intriga. A Prefeitura não pagou o fornecedor, que alega que tem documentos para apresentar e provar de que fez o pórtico conforme especificações.
CONVOCAÇÃO
A empresa que fez o pórtico foi convocada para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal e virá na próxima segunda. O diretor prometeu que entregará documentos. Está claro que faltou capacidade técnica para avaliar a obra e dá-la por concluída. A empresa usou uma madeira incompatível com a obra aproveitando-se do edital que pedia madeira “equivalente” a maçaranduba. Usaram pinus e passou batido. A Prefeitura não pagou o fornecedor e vamos ver o que o diretor da empresa dirá na próxima segunda-feira. Ele foi multado pelo Município e deu a entender que não se conforma com a multa.
65 MM
Pois é, terminou o mês de agosto e o volume de chuvas ficou no mesmo, 65 mm. Durante a madrugada choveu 2 mm, mas já conta para setembro. Este mês presente é sempre muito chuvoso. O Kerb de São Miguel de Dois Irmãos é conhecido como muito chuvoso. No entanto, os primeiros 10 dias de setembro prometem repetir a trajetória de todo o mês de agosto. Fosse no verão e tão pouca chuva, já geraria uma pequena seca e grama sofrendo. Sorte que estamos no inverno.
ATENÇÃO, NOTÍCIA EXTRAORDINÁRIA
Na noite de segunda-feira fomos brindados por uma notícia extraordinária dada por Marli Heinle Gehm. Ela disse que depois de muitas e muitas semanas, tivemos de novo um caso de covid em Ivoti.
SAÚDE
Tem um ditado que diz que, quando se fala muito num determinado assunto, é porque tem um fundo de verdade. Foi o que aconteceu na noite de segunda-feira, na Câmara Municipal. Foi citado o caso das ressonâncias. Sabe-se que é um exame caro, mas necessário e Ivoti carece dele. O presidente Volnei Gross perguntou porque a Prefeitura de Ivoti não faz como Hortêncio, que licita 500 ressonâncias e o preço fica muito em conta. Ele lembrou ainda que asfalto é bonito e necessário também, mas as ressonâncias são mais ainda.