Estado - País - Mundo
Seca no resto do Brasil: como isso afeta o RS?
Estado – País – Mundo – Diferente da constante umidade e chuvas que arrasaram o Rio Grande do Sul, outros estados brasileiros tem enfrentado um agravamento em relação a possível seca que se estabeleceu por todo o país.
Fenômenos naturais como as queimadas, associados ao aquecimento do Atlântico Tropical Norte, ao El Niño e bloqueios atmosféricos ocasionaram grandes períodos sem chuva no país, e com o aumento das temperaturas a situação continua se agravando.
Ainda que o RS tenha os recursos hídricos garantidos para os próximos meses, a falta de água dos outros estados afeta diretamente a qualidade de vida aqui. Os alimentos que são produzidos em outros estados tendem a sofrer um aumento significativo de preços, somado a subida nos preços que envolvem a logística para o consumo dos mesmos.
O fator mais agravante é o aumento na conta de luz, já que as hidroelétricas espalhadas pelo país fornecem energia para o RS. A tarifa tende a subir continuamente até novembro, se as condições climáticas não melhorarem.
O resultado dessas combinações representa um aumento gradual nos custos de alimentação, transporte, e principalmente na energia doméstica.