Região
Crianças de três escolas de Dois Irmãos assistiram o espetáculo teatral “Era uma vez…No Reino da Imaginação”
Dois Irmãos – Crianças das três escolas municipais de educação infantil de Dois Irmãos assistiram ao espetáculo teatral “Era uma vez…No Reino da Imaginação”, na última quarta-feira (11/09), na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Clarice Maria Arandt, no Bairro Beira Rio.
Os personagens Mariana e Léo contaram a história do Reino da Imaginação com o apoio das crianças da plateia, que encararam os papéis de Rei, Rainha, Fadas, Bruxa Má e do velho ancião. Todo o espetáculo é interativo e levou as crianças a participarem ativamente da história.
Era uma vez…no Reino da Imaginação! além de interativo é uma atividade inclusiva adaptada para pessoas cegas ou com baixa visão e com surdez, sendo traduzido pela intérprete de Libras, Mariana. O projeto também conta com um livro com a história escrita e ilustrada da encenação, impresso em edição em braile em fonte ampliada. Todas as crianças que assistiram à peça teatral receberam um exemplar do livro, e ainda foram destinados exemplares para todas as escolas do município, sendo um em braile para cada unidade.
O projeto é uma produção do Teatro Produção Urbana e desde 2020 vem realizando apresentação por meio de editais de fomento à cultura. Nesta edição, o espetáculo foi viabilizado pelo edital n.º 10/2023 da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) do Ministério da Cultura e a apresentação em Dois Irmãos, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMEDI).
A Coordenadora da Educação Inclusiva da SMEDI, Priscila de Lima, acompanhou a apresentação, destacando a oportunidade de receber o espetáculo. “Ficamos muito felizes com a indicação de Dois Irmãos para receber o projeto e agradecemos ao Teatro Produção Urbana e as professoras que estão acompanhando as crianças”, disse Priscila.
Assistiram ao espetáculo crianças das turmas do Nível B (5 anos) das escolas municipais infantis Professora Clarice Maria Arandt, Jardim da Alegria e Professora Heda Alves Nienow, inclusive estavam presentes crianças da rede municipal com baixa visão e deficiência auditiva.